Cidade volta a estar na corrida para reconhecimento europeu após vitória em 2022
A cidade de Braga está entre as três finalistas ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2024, concorrendo com Bolonha (Itália) e Leipzig (Alemanha), conforme divulgado hoje. Os vencedores serão revelados na cerimónia de entrega dos prémios, organizada pela Comissão Europeia, que terá lugar em Bruxelas, Bélgica, no dia 27 de março.
Sob o tema “Espaço público partilhado”, a edição de 2024, realizada em setembro, destacou-se pelo programa diversificado que incluiu várias atividades direcionadas para a promoção de modos alternativos de deslocação e a redefinição da rua enquanto espaço público multifuncional.
De acordo com a autarquia, “À semelhança dos anos anteriores, o programa integrou um conjunto diversificado de atividades orientadas para a promoção dos modos alternativos de deslocação, para a mudança de comportamentos e para o papel da rua enquanto espaço público multifuncional. Durante uma semana, foi disponibilizada informação em dois quiosques localizados no Mercado Municipal e no claustro do edifício municipal do Pópulo”.
Destacaram-se atividades como o Passeio Noturno de Bicicletas, o Passeio Intermodal, as Campanhas de Transporte e Cidadania, as ações de Mobilidade Descentralizada e as Escolas Caminháveis, envolvendo cerca de 200 crianças.
A edição de 2024 foi ainda marcada pela implementação de projetos-piloto no âmbito da Mobilidade Escolar, incluindo o Schoolbus, o Pedibus e o CicloExpresso, com o objetivo de tornar as deslocações escolares mais seguras e sustentáveis. Além disso, foi apresentada a pista de bicicletas da Escola André Soares e o processo participativo EDP-Energia que move.
Adotando o mote “Espaço público partilhado”, foi realizado o Workshop “Mobilidade para Todos: A cidade aos olhos de pessoas com mobilidade reduzida”, em parceria com a APD e a ACAPO. Os eventos “Ruas com Vida!” substituíram os carros por espaços de vivência urbana, com destaque para a Rua D. Pedro V, onde se organizou, no Dia Mundial Sem Carros (22 de setembro), uma variedade de atividades como concertos, teatro, almoço partilhado, jogos tradicionais e uma pista de bicicletas, entre outros.
A terceira edição da “Universidade de Fim de Verão” reuniu políticos, técnicos do município e investigadores das universidades do Minho e Católica Portuguesa, e incluiu um workshop com alunos de arquitetura da Universidade do Minho, que abordaram os desafios do “Espaço Público Partilhado” focando a área envolvente à Escola André Soares.
A autarquia referiu que o prémio da Semana Europeia da Mobilidade visa distinguir a “excelência dos municípios na promoção da mobilidade urbana sustentável” durante a semana principal da iniciativa, de 16 a 22 de setembro. Em 2024, mais de 2.700 cidades de 45 países participaram, com mais de 75 cidades concorrendo ao prémio.
Recorde-se que Braga já venceu o Prémio da Semana Europeia da Mobilidade em 2022.