Morreu Manuel Sérgio, referência do pensamento desportivo em Portugal

Filósofo e professor universitário tinha 91 anos

Manuel Sérgio, um dos maiores pensadores do desporto em Portugal, faleceu esta quarta-feira, aos 91 anos, anunciou o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Filósofo e professor universitário, Manuel Sérgio influenciou gerações de treinadores, incluindo José Mourinho e Jorge Jesus, tendo sido um dos principais responsáveis pela introdução da perspetiva filosófica e humanista no desporto.

Nascido em Lisboa a 20 de abril de 1933, foi também deputado na Assembleia da República entre 1991 e 1995, pelo Partido da Solidariedade Nacional, do qual foi fundador e primeiro presidente.

José Mourinho prestou-lhe homenagem nas redes sociais:
“Profe Manuel Sérgio, o filósofo, o Homem, o amigo… o meu grande amigo… amanhã, depois do jogo, já não terei a sua palavra feliz ou o seu comentário motivador… vou ter muitas saudades suas, meu Profe. Descanse em paz.”

A Universidade Católica reconheceu o seu legado ao fundar, em 2019, a Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência.

A Federação Portuguesa de Futebol, através do seu presidente cessante, Fernando Gomes, expressou profunda tristeza, destacando que “a sua partida deixa um vazio imenso no desporto, na filosofia e na pedagogia”.

O FC Porto e a Confederação do Desporto de Portugal também manifestaram condolências, enaltecendo o seu contributo para o pensamento desportivo e o impacto na formação de atletas e treinadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here