
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, garantiu que o concurso público para a requalificação do Nó de Infias, em Braga, será lançado nas próximas semanas. A declaração foi feita durante uma visita ao edifício dos Paços do Concelho, onde reafirmou o compromisso do Governo com esta obra estruturante para a mobilidade da região.
Obra é prioridade e terá investimento de 15 milhões de euros
De acordo com o Ministro, o contrato já está assinado e o financiamento deverá ser desbloqueado dentro de uma ou duas semanas, permitindo à Infraestruturas de Portugal (IP) avançar com o procedimento.
“A mobilidade é um elemento absolutamente essencial para a convivência saudável entre Braga e as cidades vizinhas”, sublinhou Miguel Pinto Luz, destacando a importância da intervenção no Nó de Infias para consolidar Braga como cidade líder de uma macro-região.
A obra, avaliada em 15 milhões de euros, tornou-se prioridade devido às várias reivindicações da região, que alertaram para o impacto do congestionamento neste ponto estratégico da cidade.
Impacto da requalificação do Nó de Infias
O projeto prevê:
✅ Redução de 98% do tráfego automóvel
✅ Menos 4 km de filas de trânsito
✅ Aumento da segurança rodoviária
✅ Menos ruído e impacto ambiental
✅ 95% de fluidez nas horas de ponta
Câmara de Braga satisfeita com avanço da obra
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, manifestou entusiasmo com a proximidade do lançamento da empreitada, frisando que a intervenção é fundamental para minimizar o impacto do congestionamento nesta via.
“Esta é uma das zonas mais problemáticas da cidade, recebendo um elevado volume de tráfego dos concelhos vizinhos. O empenho do Ministro Miguel Pinto Luz foi essencial para avançarmos para esta fase final”, afirmou.
Permuta entre Variante do Cávado e Avenida António Macedo
Outro tema abordado pelo autarca foi a possibilidade de permuta da gestão da Variante do Cávado (Município) com a Avenida António Macedo (Infraestruturas de Portugal). Atualmente, esta última faz parte do centro urbano de Braga e suporta um grande fluxo de trânsito de atravessamento, tornando-se essencial para a mobilidade da cidade.