Região aposta na inovação para promover turismo e atrai milhares de visitantes
A presença do stand “Amar o Minho” na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025 revelou-se um sucesso, combinando tradição e tecnologia para promover a região minhota. Durante cinco dias, mais de 82.000 visitantes passaram pelo evento, consolidando o Minho como um destino turístico de referência.
Uma das grandes apostas foi a plataforma digital “Walkbox – Amar o Minho”, que oferece mapas interativos, audioguias automáticos e navegação offline, permitindo que turistas e residentes explorem o território de forma inovadora. Paralelamente, a promoção dos novos guias e mapas turísticos manteve a componente tradicional, garantindo uma abordagem integrada e acessível.
Com cerca de 30 ações realizadas, o stand destacou-se com showcookings, workshops e apresentações em auditório, promovendo a riqueza cultural, gastronómica e natural do Minho. A forte adesão do público e o interesse de operadores nacionais e internacionais reforçaram o impacto da iniciativa.
Para Rafael Amorim, Secretário Executivo da CIM Cávado, “o balanço da BTL 2025 é muito positivo. Temos vindo a crescer como destino turístico e esta participação reforça a união dos municípios na promoção do Minho. O objetivo é continuar a expandir, internacionalizar e inovar.”
Integrado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o “Amar o Minho” promoveu produtos estratégicos como património, cultura, eventos, turismo de natureza e enogastronomia. Esta presença consolidou a notoriedade da região e reforçou o compromisso das Comunidades Intermunicipais do Ave, Cávado e Alto Minho na valorização e promoção turística do território, alinhando-se com a estratégia Minho IN 2030.