Moreirense e Vitória SC empatam em dérbi intenso em Moreira de Cónegos

Equilíbrio e emoção marcam o duelo minhoto da 27.ª jornada da I Liga

O dérbi vimaranense entre Moreirense e Vitória SC terminou empatado 2-2, num jogo de grande intensidade e luta, mas com poucas oportunidades claras de golo. A equipa da casa adiantou-se no marcador por Schettine, aos 31 minutos, mas viu Telmo Arcanjo bisar (37’ e 51’) e virar o jogo a favor dos visitantes. Benny, aos 77 minutos, garantiu o empate para os ‘cónegos’.

Com este resultado, o Moreirense mantém-se invicto sob o comando de Cristiano Bacci, somando agora 32 pontos e ocupando a 10.ª posição. Já o Vitória SC, que vinha de três triunfos consecutivos, segue em 6.º lugar, com 42 pontos, ficando a quatro pontos do Santa Clara, seu próximo adversário.

Jogo equilibrado e luta intensa pela bola

O Vitória SC entrou em campo com algumas mudanças no onze, apostando em Miguel Maga, Mikel Villanueva, Tiago Silva e Nuno Santos. Desde o início, os vitorianos assumiram o controlo da posse de bola e criaram a primeira ocasião de perigo aos 9 minutos, num livre de Tiago Silva, defendido por Kewin Silva. O Moreirense respondeu logo depois, com Cédric Teguia a obrigar Bruno Varela a uma defesa atenta.

A equipa da casa apostou numa estratégia de transições rápidas, explorando a velocidade de Alanzinho. Aos 31 minutos, Schettine inaugurou o marcador com um remate de fora da área que desviou em Borevkovic antes de sobrevoar Bruno Varela.

A resposta do Vitória SC foi rápida: Miguel Maga cruzou da esquerda e Telmo Arcanjo empatou com um cabeceamento certeiro aos 37 minutos.

Vitória SC vira o jogo, mas Moreirense responde

No início da segunda parte, o Vitória SC pressionou e consumou a reviravolta aos 51 minutos, novamente por Telmo Arcanjo, que concluiu com um remate cruzado após jogada individual na direita.

Com a vantagem, os vitorianos tentaram controlar o ritmo do jogo, mas o Moreirense não desistiu e chegou ao empate aos 77 minutos, com Benny a finalizar de primeira à entrada da área, garantindo um ponto para os ‘cónegos’.

Nos minutos finais, Nélson Oliveira esteve perto do 3-1 para o Vitória SC, mas a equipa da casa resistiu e segurou o empate até ao apito final.

Declarações de Cristiano Bacci, treinador do Moreirense, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, após o empate (2-2) frente ao Vitória de Guimarães:

«O resultado parece-me justo. Temos de melhorar em certos momentos do jogo. Na primeira parte eles tiveram mais posse de bola, temos de ser mais assertivos, tivemos oportunidade para fazer o segundo golo. Na segunda parte não estivemos tão bem, eles foram melhores, mas conseguimos reagir».

«O jogo foi muito intenso, a equipa foi muito competente, eles não conseguiram fazer o futebol que gostam de fazer. Foi uma boa reposta da nossa equipa. Estou muito contente com todos os jogadores do Moreirense, quem entra dá uma grande ajuda a quem lá está desde início».

[Melhor jogo desde que está em Moreira?] «É uma boa pergunta. Foi um bom jogo, mas no último jogo ganhámos e eu gosto de ganhar. Mas, foi um bom jogo hoje da nossa parte».

«A equipa está a crescer, ainda tenho a certeza que há margem para melhorar. Temos de continuar, porque a malta pode fazer um bom final campeonato. Temos de ser mais objetivos perto da baliza adversária e a entrada na segunda parte foi fraca, temos de estar mais ligados».

Declarações de Luís Freire, treinador do Vitória de Guimarães, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, após o empate (2-2) frente ao Moreirense:

«Como é lógico sabíamos que o adversário tem capacidade, tem muitos pontos em casa, mas tivemos o controlo do jogo. Nem sempre como quisemos, a não ligar o jogo, mas a assumir, a procurar. Mas, perdíamos bola e os contra-ataques iam pondo em sentido. A nossa equipa. Podíamos ter feito o 1-0, o Arcanjo isolado, e o adversário marca num remate que a bola bate num jogador nosso. Fomos à procura, empatámos e pedíamos à equipa para procurar mais bolas na área. A equipa entrou bem na segunda parte, fez o 1-2, grande golo do Telmo, controlámos com bola, claramente mais Vitória, e num remate fantástico o Moreirense faz o 2-2 contra a corrente do jogo. Temos de tentar ao máximo evitar estes remates na cabeça da área. Tivemos identidade, postura, podíamos ter feito o terceiro, não conseguimos. Este jogo já fechou, metemos de focar no que vem aí».

[Sofre dois golos em lançamentos] «Também íamos marcando um pelo Nelson, a nossa passou ao lado, a deles entrou. Se alguém aparecesse isolado era de refletir, agora são lances difíceis, que o jogador consegue bater mesmo com jogadores nossos lá. Temos de ser mais exigentes nos pormenores, penso que fizemos o suficiente para ganhar o jogo».

[Telmo Arcanjo] «É um jogador que no último jogo foi MVP, marcou o golo, hoje fez dois, teve grandes arrancadas, acaba por ser um jogador que esteve muito bem, trabalhou bem, jogou na seleção e vem a crescer. É continuar a aparecer o Telmo e os outros todos. Puxar toda a gente para cima para conseguirmos ganhar o próximo jogo, ao Santa Clara, quanta mais motivação tiverem mais perto estarão de vencer».

[Pressão para o jogo com o Santa Clara?] «Já estivemos a oito pontos, a seis pontos, e a verdade é que estamos a quatro e o campeonato vai ser até ao fim. Podemos encurtar mais do que sempre, para um ponto, que já perseguimos há algum tempo, vamos abordar esse jogo para ganhar».

Ficha de Jogo

📍 Estádio: Comendador Joaquim de Almeida Freitas, Moreira de Cónegos
👥 Assistência: 3.795 espetadores
👨‍⚖️ Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Marcadores:

1-0 | Schettine (31’)
1-1 | Telmo Arcanjo (37’)
1-2 | Telmo Arcanjo (51’)
2-2 | Benny (77’)

Equipas:

🔹 Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Frimpong, Sidnei Tavares (Antonisse, 60’), Ofori, Alanzinho (Rúben Ismael, 82’), Benny, Cédric Teguia (Joel Jorquera, 76’), Schettine (Yan Lincon, 76’).
Treinador: Cristiano Bacci

🔹 Vitória SC: Bruno Varela, Hevertton Santos, Borevkovic, Mikel Villanueva (Filipe Relvas, 46’), Miguel Maga, Tomás Händel, Tiago Silva (Chucho Ramírez, 86’), João Mendes (Samu, 70’), Telmo Arcanjo (Vando Félix, 70’), Nuno Santos (Umaro Embaló, 86’), Nélson Oliveira.
Treinador: Luís Freire

🟨 Cartões amarelos: Sidnei Tavares (14’), Frimpong (53’), Miguel Maga (54’), Chucho Ramírez (90+1’).