O treinador do Vitória SC, Luís Freire, garantiu esta quinta-feira que a equipa está focada em pôr fim a uma série de três derrotas consecutivas nas deslocações a Barcelos, onde defrontará o Gil Vicente esta sexta-feira, às 20:15, na abertura da 29.ª jornada da I Liga.

Os vimaranenses perderam os últimos três jogos fora frente ao Gil Vicente — 3-2 em 2021/22, 2-1 em 2022/23 e 1-0 em 2023/24 — e não vencem no Estádio Cidade de Barcelos desde novembro de 2020. Um triunfo agora permitiria ao Vitória ultrapassar provisoriamente o Santa Clara e ascender ao quinto lugar, que pode dar acesso à fase preliminar da Liga Conferência.

“A equipa tem correspondido bem. Está ambiciosa, com muita vontade de chegar ao quinto lugar, o que seria uma afirmação para este grupo e para o clube. (…) É um campo tradicionalmente difícil para o Vitória. Temos um ‘borrego’ para matar”, disse Luís Freire na antevisão ao jogo.

O técnico de 39 anos sublinhou a importância do encontro no caminho para o regresso às competições europeias, prevendo um duelo equilibrado e ofensivo entre duas equipas que precisam de somar pontos.

Apesar da posição delicada do Gil Vicente na tabela (14.º lugar, com 26 pontos), Luís Freire alertou para a qualidade ofensiva da equipa treinada por César Peixoto, destacando a sua posse de bola e capacidade de criação no ataque.

“O Gil vai atacar e nós também. Temos de reagir bem à perda de bola e ser eficazes no último terço. Queremos mais tempo com bola e mais oportunidades de golo”, frisou.

O treinador mostrou-se satisfeito com a exibição na vitória frente ao Santa Clara (2-0), e defendeu que a equipa deve procurar aliar qualidade de jogo à eficácia. “Se não conseguirmos jogar bem e ganhar, temos pelo menos de ser uma equipa capaz e competitiva”, acrescentou.

Com apenas sete golos sofridos na segunda volta — o segundo melhor registo atrás apenas do SC Braga —, Freire elogiou o espírito e o trabalho defensivo da equipa. “Os jogadores têm sido incansáveis, sobretudo na reação à perda. Queremos chegar à Europa e isso exige mentalidade e consistência.”

A única novidade no plantel é o regresso de Mikel Villanueva, que está de novo disponível após lesão.

O Vitória SC, atualmente no sexto lugar com 45 pontos, defronta o Gil Vicente, 14.º com 26, esta sexta-feira às 20:15, em Barcelos. O árbitro da partida será Ricardo Baixinho, da associação de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here