Decorreu hoje, dia 9 de Maio, a cerimónia de assinatura do acordo de geminação entre as Cidades de Braga e Santiago de Compostela. A iniciativa decorreu no Paço de Raxoi, em Santiago de Compostela, e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Xosé Sánchez Bugallo, alcalde local.

Como sublinhou Ricardo Rio, estas são duas cidades com ´séculos de uma ligação histórica´ e que têm colaborado activamente, nos últimos anos, para o desenvolvimento da Eurorregião em domínios como o ensino e investigação, a mobilidade ou o desenvolvimento económico, turístico e cultural.

“Somos das Cidades mais jovens e dinâmicas desta euroregião e o objectivo passa por fortalecer estas relações com projectos conjuntos que potenciem o nosso valor. Queremos posicionar este território como destino de investimento internacional e continuar a cooperar nas mais diversas áreas num esforço conjunto que deve envolver os poderes públicos mas também a sociedade civil, passando muito do sucesso deste acordo por esse mesmo envolvimento”, afirmou.

O autarca Bracarense lembrou ainda, nesta data em que se celebra o Dia da Europa, que a ´força do projecto europeu assenta na força das Cidades´ e na capacidade das comunidades em criar uma sociedade mais justa e próspera. “É essencial promover um clima de colaboração entre os agentes como pilar da resiliência das Cidades e de concretização dos objectivos definidos no projecto europeu. Este é um acordo bastante abrangente e que permitirá fortalecer os muitos laços que nos ligam. Seremos certamente mais fortes ao trabalharmos em conjunto”, referiu.

Já Xosé Sánchez Bugallo sublinhou que Braga e Santiago de Compostela devem desenvolver uma ´estreita e frutuosa´ relação de colaboração nos muitos campos que as une, e que tem uma das suas manifestações mais evidentes no Caminho de Santiago.

“Temos também um compromisso com as novas tecnologias – no caso de Braga mais focado nas TIC e no de Santiago na biotecnologia – tendo em vista o desenvolvimento de um pólo de inovação entre as duas Cidades focado nas ciências da saúde, biotecnologia e nanotecnologia”, afirmou, lembrando que, em conjunto, este território tem a massa critica que permite competir internacionalmente em todos os âmbitos e atrair e reter talento.

Foi ainda manifestada a vontade comum de fazer da cooperação turística um dos eixos fundamentais do acordo, sobretudo para trabalhar a promoção e dinamização do Caminho Português de Santiago, o que tem registado o maior crescimento nos últimos tempos. Nesse sentido, no dia anterior à assinatura deste acordo, membros das duas delegações municipais percorreram o último troço do Caminho – desde o Monte do Gozo até à Plaza del Obradoiro.

Presentes nesta cerimónia de assinatura do acordo de geminação estiveram representadas diversas entidades públicas e privadas das duas Cidades, tais como António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, Rui Vieira de Castro, Antonio López e João Duque, reitores da Universidade do Minho e de Santiago de Compostela e pró-Reitor da Universidade Católica de Braga, José Cordeiro e Julián Barrio Barrio, arcebispos de Braga e de Santiago de Compostela, e Domingos Macedo Barbosa, presidente da Associação Empresarial de Braga.

A comitiva incluiu ainda autarcas, empresários e agentes culturais provenientes destas duas regiões, que participaram numa reunião de trabalho que decorreu imediatamente após a assinatura do acordo de geminação.