A Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta dois espetáculos comunitários, fruto de um trabalho artístico com grupos locais, no âmbito do programa Descentrar.
No âmbito do programa Descentrar, promovido pelo Município de Braga e integrado nas celebrações da Braga 25, a Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta dois espetáculos comunitários que nasceram de um processo de criação artística desenvolvido com grupos locais. As apresentações, com entrada livre, terão lugar este sábado, 26 de abril, às 21h30, no auditório da Junta de Merelim S. Paio, e no dia 3 de maio, às 19h15, no auditório da Junta de Celeirós.
Os espetáculos são o resultado de um trabalho colaborativo com diversas coletividades locais. Em Merelim S. Paio, o processo artístico envolveu a Associação Cultural Bombar’t, o CNE – Agrupamento n.º 30 e a Rusga de Merelim S. Paio, enquanto em Celeirós participaram o grupo de teatro Artes D’Alegria, o Grupo Folclórico Santa Maria de Aveleda e o Grupo de Bombos do Grupo Folclórico de Macada – Vimieiro.
A criação do espetáculo, que utiliza marionetas, movimento e voz, aborda a liberdade através da imagem simbólica dos pássaros e da força coletiva das mãos que criam. O espetáculo evoca a capacidade transformadora da arte comunitária e da construção partilhada de um objeto artístico.
Com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita, e direção plástica de enVide neFelibata, a companhia tem se afirmado pela sua criação com marionetas em diversos contextos, com um forte foco na inclusão, descentralização e valorização do património cultural.
Este espetáculo é uma das mais de 60 iniciativas que fazem parte do Descentrar 2025, que abrange as 37 freguesias do concelho de Braga, promovendo a descentralização da cultura e a aproximação das artes às comunidades locais.
4o mini