Para o presidente da Câmara, esta edição da Noite Branca foi a maior e a melhor de sempre. Ricardo Rio mostra-se orgulhoso de um evento que foi muito mais do que só festa e concertos.

“Foi a maior e, acredito eu, a melhor Noite Branca de sempre na cidade de Braga”. O balanço é feito pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, que se mostra ainda “muito, muito satisfeito e orgulhoso” pelo trabalho desenvolvido por todos aqueles que colaboraram na concretização do evento que marcou os últimos três dias.
“É indiscutível que este foi o maior evento de sempre da Noite Branca, mas também se percebe que as pessoas gostaram. A meu ver, foi também a melhor de sempre”, repete Ricardo Rio.

Em declarações ao ‘Correio do Minho’, o presidente da Câmara elogia ainda o trabalho desenvolvido “pela vasta equipa envolvida na organização” e que acaba por abarcar praticamente toda a esfera municipal.
Deixa ainda uma palavra de apreço e agradecimento às entidades externas envolvidas, entre as quais a PSP “que fez um trabalho fantástico para que tudo corresse com segurança, tranquilidade e conforto”.
Esta edição foi certamente a que mais pessoas juntou no centro da cidade, com a moldura humana a pintar de branco toda a malha central, desde a zona do Theatro Circo, ao Campo da Vinha, Mercado Municipal, Carvalheiras, todo miolo do centro histórico.

“As ruas estiveram sempre muito compactas e os palcos totalmente preenchidos. Aliás, a elevada afluência obrigou a cortar o acesso à Praça do Município, por questões de segurança, tanto na sexta-feira como no sábado à noite”, notou Ricardo Rio, realçando que as pessoas estavam bem dispostas e usufruir de tudo o que o evento tinha para oferecer.

“As pessoas usufruíram dos concertos, mas também usufruíram de todas as outras actividades culturais do programa, concretamente daquelas que de- correram durante o dia”, enfatizou o edil, referindo que houve uma resposta “muito positiva” do público aos eventos culturais, como aliás se percebeu durante o dia de sábado e ontem.

“A Noite Branca não é só concertos e festas”, vincou o autarca, lembrando que nesta edição a programação se estendeu por mais de 48 horas e incluiu 150 actividades, entre concertos, performances, eventos de arte pública, programação infanto-juvenil, além acesso gratuita a vários espaços culturais da cidade.

Palco principal da Noite Branca muda de local em 2023

A Câmara Municipal de Braga (CMB) está a estudar a relocalização do palco principal da Noite Branca. A grande afluência de pessoas à Praça do Município no passado fim-de-semana obrigou à limitação da entrada por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP). referiu o autarca em entrevista à RUM

TUB e Agere contribuem para o sucesso do evento

A TUB e a Agere também contribuíram para o sucesso desta edição da Noite Branca. No caso da Agere, a empresa garantiu a limpeza de todo o centro histórico e quem de manhã circulava pela cidade encontrava já o espaço público limpo. “A Agere cumpriu o grande desafio que foi por a casa em ordem, por assim dizer. Quem nesta manhã de domingo andava pela cidade não imaginava o cenário que ficou quando a multidão regressou a casa”, referiu o edil. A Agere teve também, durante o evento, agueiros a circular por todo o centro da cidade, prontos para abastecer garrafas e copos.
Já relativamente aos TUB, que voltaram a implementar um serviço especial para a Noite Branca, Ricardo Rio refere que a empresa municipal deve divulgar hoje o número de pessoas transportadas. O edil avança, no entanto, que esta Noite Branca deve ter sido o evento realizado na cidade em que mais pessoas utilizaram o interface dos TUB para chegar ao centro. “Os fizeram um trabalho fantástico”, notou o edil, revelando que ele próprio utilizou este serviço dos TUB para ir para a Noite Branca, recorrendo ao interface do Minho Center”.