José Monteiro assume direção da Polícia Judiciária de BragaNomeação do coordenador superior de investigação criminal vigora por três anos e entra em efeito imediato.
José Joaquim da Cunha Monteiro é o novo diretor do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Braga da Polícia Judiciária (PJ). A nomeação, oficializada pelo Despacho n.º 5016/2025 e assinada pela Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, foi publicada esta terça-feira em Diário da República e tem efeitos a partir desta quarta-feira, 30 de abril.
A designação é feita em regime de comissão de serviço por um período de três anos, e surge num contexto classificado pelo Governo como de “importância, inadiabilidade e prejudicialidade”, dada a necessidade de garantir a continuidade e eficácia da liderança da estrutura bracarense da PJ. A urgência da nomeação deve-se à promoção do anterior responsável interino, que iniciou recentemente o curso de formação para a nova função, deixando vaga a chefia do DIC de Braga.
O despacho esclarece ainda que a função não está sujeita ao regime de nomeação de dirigentes superiores da Administração Pública, tratando-se de um cargo técnico reservado a profissionais integrados na carreira de investigação criminal da PJ.
Com uma longa carreira na Polícia Judiciária, José Monteiro é coordenador superior de investigação criminal desde 2006. Dirigiu o Departamento de Investigação Criminal da Guarda desde 2014 e desempenhou anteriormente funções na Diretoria do Norte da PJ. Entre 2002 e 2006, foi oficial de ligação na Embaixada de Portugal no Brasil.
Na sua nota curricular constam vários louvores por parte da tutela, destacando-se os elogios da Ministra da Justiça pelo “espírito de sacrifício, dedicação, profissionalismo e determinação” em investigações de criminalidade violenta. Em 2000, foi agraciado pelo Ministro do Interior de Espanha com a Cruz de Mérito Policial com Distintivo Branco, pelos serviços prestados no âmbito da cooperação internacional.
