Concentrações em oito cidades assinalam Dia Europeu da Vida Independente com apelo à inclusão plena e à dignidade das pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência saem hoje à rua em Vila Real, Braga, Guimarães, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro para assinalar o Dia Europeu da Vida Independente, numa ação coordenada que terá início às 15h00.
A iniciativa integra a 8.ª edição da Marcha pela Vida Independente, promovida por 26 organizações e coletivos ligados à deficiência e a movimentos sociais, com o objectivo de tornar visível a diversidade e exigir a implementação plena dos direitos humanos das pessoas com deficiência.
Criada em 2018, esta marcha anual visa dar voz a uma comunidade frequentemente marginalizada. O manifesto da Comissão Organizadora da Marcha pela Vida Independente (COMVI), já subscrito por cerca de 30 organizações e 150 pessoas em nome individual, afirma que “o sonho comanda a vida, mas nós não queremos só sonhar, queremos viver”, defendendo que a deficiência deve ser reconhecida como uma expressão legítima da diversidade humana.
Entre as principais reivindicações estão o acesso a serviços de assistência pessoal, habitação acessível, educação inclusiva, oportunidades de emprego, cuidados de saúde adequados, mobilidade e uma política eficaz de desinstitucionalização.
A COMVI apela à participação não apenas das pessoas com deficiência, mas também de familiares, amigas e aliados nesta “marcha pela dignidade, liberdade e igualdade”.
As concentrações realizar-se-ão nos seguintes locais:
- Vila Real: Jardim da Estação
- Braga: Avenida Central, junto ao Coreto
- Guimarães: Largo do Toural
- Porto: Câmara Municipal
- Aveiro: Praça da República
- Coimbra: Largo da Portagem
- Lisboa: Avenida da Liberdade, junto ao Teatro Tivoli
- Faro: Escola Secundária João de Deus
Apesar de o Dia Europeu da Vida Independente se comemorar oficialmente a 5 de Maio, as ações em Portugal decorrem este sábado, com o objetivo de garantir uma maior adesão e visibilidade pública.