Tarefa Histórica: Braga em Baku na Tentativa de Conquistar o Inédito

Jogadores do SC Braga buscam feito inédito na cidade de Baku

O SC Braga nunca conseguiu reverter uma desvantagem de dois ou mais golos nas competições europeias de futebol, o que significa que terá que alcançar um feito inédito na quinta-feira em Baku se quiser avançar para os ‘oitavos’ da Liga Europa.

Nas 12 ocasiões em que começaram com derrotas por mais de dois golos, os bracarenses sempre foram eliminados. Desta vez, a derrota foi ainda mais amarga, pois aconteceu em casa, no Estádio Municipal de Braga, onde, na última quinta-feira, o Qarabag venceu por surpreendentes 4-2.

Portanto, a equipe de Artur Jorge enfrenta o desafio de alcançar algo inédito no clube. Após derrotas em casa por mais de um gol, o que ocorreu em cinco ocasiões, o Braga só conseguiu evitar a derrota na segunda mão em uma ocasião.

Na temporada 2011/2012, também na corrida pelos ‘oitavos’ da Liga Europa, então nos 16 avos de final, os ‘arsenalistas’ começaram com uma derrota por 2-0 em casa contra o Besiktas e, depois, em Istambul, conseguiram vencer por 1-0, com um gol do brasileiro Lima.

Nas outras duas ocasiões em que cederam dois gols em casa no início de uma eliminatória, perdendo por 0-2, o Braga foi derrotado por 1-0 pelos ingleses do West Bromwich (1978/79) e por 3-1 pelos italianos da Roma (2020/21).

Fora de casa, e independentemente do cenário, as vitórias por mais de um gol não são comuns: foram apenas 10, nove por uma margem de dois gols, o que levaria a partida para a prorrogação, e apenas uma por três gols, ocorrida nesta temporada.

Na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Braga venceu o Backa Topola por 3-0 em casa e, na segunda mão, na Sérvia, ganhou por 4-1 em 15 de agosto de 2023, com gols de Pizzi, Bruma, Álvaro Djaló e Al Musrati, todos nos primeiros 20 minutos.

Este é o único resultado, entre os 89 jogos fora dos ‘arsenalistas’ nas provas do ‘velho continente’, que valeria na quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa nos 90 minutos.

O Braga procura uma sexta presença nos oitavos de final da segunda prova da hierarquia da UEFA, na 25.ª presença nas taças europeias. Em 2006/07 e 2007/08, ainda na Taça UEFA, e em 2010/11, 2015/16 e 2021/22, na Liga Europa, os ‘arsenalistas’ atingiram o top 16.

O jogo entre o Qarabag e o Braga, da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa em futebol, realiza-se na quinta-feira, pelas 17:45 (em Lisboa), no Tofiq Bahramov Republican Stadium, em Baku.