Iniciativa inovadora resulta de protocolo entre a Câmara Municipal de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa

A Câmara Municipal de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) vão assinar um protocolo de colaboração que visa a criação do Espaço Cidadão Solidário – Já passo aí!, um novo serviço de atendimento digital descentralizado, que leva os serviços públicos diretamente aos cidadãos com mobilidade reduzida ou em situação de isolamento.

Este projeto inovador consiste num atendimento digital mediado, realizado através de um kit portátil, operado por técnicos municipais. A ideia é permitir que pessoas acamadas, com limitações físicas, residentes em freguesias isoladas, utentes de lares, hospitais ou mesmo em estabelecimentos prisionais, possam aceder a serviços essenciais sem saírem do local onde se encontram.

Um vasto leque de serviços ao domicílio

Entre os serviços disponíveis, destacam-se:

  • Ativação e renovação da Chave Móvel Digital
  • Renovação do Cartão de Cidadão
  • Revalidação da carta de condução por incapacidade temporária
  • Agendamento de consultas ou trâmites com a ADSE e Autoridade Tributária
  • Pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença
  • Acesso a programas municipais como BragaSol, Braga a Sorrir, Braga + Saúde, Cartão Sénior, entre outros

Este serviço é gratuito, personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada cidadão ou entidade, e está disponível mediante marcação prévia através da plataforma braga.balcaoeletronico.pt ou do Contact Center da autarquia (253 61 60 60).

Inclusão, proximidade e combate à exclusão digital

Em comunicado, a autarquia salienta que este projeto “reforça a aposta em soluções inovadoras e inclusivas”, promovendo a autonomia dos cidadãos, o combate ao isolamento e a exclusão digital, além de reforçar a coesão territorial e social.

“A Câmara Municipal de Braga tem vindo a complementar os serviços tradicionais com soluções de proximidade, garantindo um relacionamento mais direto e eficaz com os munícipes, promovendo uma prestação de serviços mais qualificada e centrada nas pessoas”, conclui o comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here