Técnico do Sporting admite ansiedade antes da última jornada e elogia clube onde começou a época
Às vésperas do jogo que pode confirmar o Sporting como campeão nacional, Rui Borges assumiu sentir ansiedade natural perante a possibilidade de conquistar a I Liga já na sua primeira temporada à frente dos ‘leões’. O técnico de 43 anos, que começou a época no Vitória SC, adversário deste sábado, não esquece as origens e fez questão de agradecer ao clube minhoto.
“Estaria a mentir se dissesse que não estou um bocadinho ansioso. Temos de saber lidar com isso e transformá-lo em energia positiva”, confessou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa realizada na Academia de Alcochete. “Os adeptos têm sido incríveis. Merecem muito este título e acredito profundamente que vamos conseguir.”
O Sporting lidera a tabela com 79 pontos e precisa apenas de um empate para garantir o título, podendo até perder, caso o Benfica também não vença em Braga. O jogo frente ao Vitória está marcado para as 18:00 de sábado, no Estádio de Alvalade, e será dirigido por Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.
“Tenho uma grande amizade por todos no Vitória”
Sobre o reencontro com o Vitória SC, Rui Borges foi claro ao afastar qualquer ideia de vantagem tática por conhecer o adversário:
“Se estou aqui, devo-o também ao Vitória. Tenho uma enorme amizade por todos, jamais colocaria em causa o profissionalismo dos seus jogadores. Estou completamente desligado do ruído da última semana.”
As palavras do treinador referem-se à polémica em torno de declarações suas após o empate com o Benfica (1-1), que deixaram implícita a insatisfação dos encarnados com o resultado e geraram algumas críticas em Guimarães.
Baixa de Hjulmand e confiança em Morita
O Sporting não poderá contar com o capitão Morten Hjulmand, castigado. Rui Borges destacou a importância do dinamarquês, mas garantiu confiança nos restantes jogadores:
“É o nosso líder em campo, claro que faz falta, mas temos um grupo com um espírito coletivo muito forte. O Morita está preparado para assumir o papel.”
Gyokeres focado apesar dos rumores
Questionado sobre os rumores que dão conta do interesse do Arsenal em Gyokeres, o treinador garantiu que o sueco está totalmente concentrado:
“É natural que se fale muito dele, pelo que tem feito. Mas o Viktor está completamente focado na equipa e em ser campeão. Não há espaço para egos neste plantel.”
Com o título à vista, Rui Borges apela à união e ao apoio dos sportinguistas num jogo que poderá marcar o 21.º campeonato da história do clube e o primeiro bicampeonato em mais de sete décadas.