Golos de Borja e Djaló garantem vitória aos ‘arsenalistas’ no arranque da segunda volta da I Liga.

Num emocionante confronto em Famalicão, o Sporting de Braga conseguiu regressar aos triunfos, virando o jogo para conquistar uma vitória crucial por 2-1. Os famalicenses, que vinham de dois jogos sem perder, adiantaram-se no marcador aos 62 minutos, convertendo uma grande penalidade por Jhonder Cádiz. Contudo, os ‘arsenalistas’, determinados a quebrar a sequência de resultados negativos em 2024, protagonizaram uma reviravolta notável.

Aos 73 minutos, Cristián Borja foi o herói da reviravolta, ao marcar um golo crucial que trouxe esperança aos adeptos do Braga. A emoção atingiu o auge no final do tempo de compensação, quando Álvaro Djaló, com um golo aos 90+11, selou a vitória e desencadeou a celebração dos bracarenses.

Com esta conquista, o Sporting de Braga alcança os 36 pontos na tabela classificativa, ficando a apenas dois pontos do FC Porto, que ocupa o quarto lugar e ainda tem um jogo por disputar nesta jornada. Por outro lado, o Famalicão, apesar da luta intensa, permanece no sétimo lugar, somando agora 22 pontos.

Houve ainda tempo para confusão generalizada no relvado de Famalicão, quando Manuel Oliveira apitou para o final do jogo ao mesmo tempo que o Famalicão ficou a pedir uma mão na bola na grande área bracarense. Não deu em nada e as agradeceram aos adeptos o apoio na partida.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa, após vitória por 2-1 frente ao Famalicão:

«Verdade que é uma vitória muito importante, conseguida frente a um rival e num campo difícil. Uma vitória que procuramos desde o primeiro minuto e que nos faz sentir bem por aquilo que trabalhamos. Os jogadores tiveram uma grande entrega, grande compromisso, e mostrou toda a alma que tem. A equipa com este caracter está sempre mais perto de ganhar.

Tivemos em desvantagem no marcador. O jogo em si não foi um grande espetáculo e nós tivemos responsabilidade nos momentos em que estivemos mais ansiosos e que cometemos alguns erros, mas volto a reforçar a entrega de uma equipa que sabia que era extremamente importante vencer aqui. Conseguimos aquele que era o único objetivo.»

[Como vê a possível divulgação dos áudios nos estádios] «Temos de passar das palavras à prática. Tudo é importante desde que venha a acrescentar ao espetáculo. Nesse sentido, estamos cá para ajudar naquilo que possa ser necessário para a melhoria do espetáculo e o futebol é cada vez mais um espetáculo. Pode ser vir para aquilo que é a verdade desportiva e as comunicações às vezes podem fazer diferença naquilo que possa ser a tomada de decisões.»

[Três jogos sem vencer, este jogo vale mais do que três pontos]: A vitória em si faz com que amimicamente a equipa esteja mais satisfeita e dentro do que está habituada. Por isso destaquei o resultado em si e nesta altura era importante a vitória. Olho para isto de forma mais resultadista. Ganhámos e ganhámos bem.»

[Exibição de Álvaro Djaló]: «O Álvaro vem de lesão e hoje foi quase obrigado a jogar 90 minutos porque está à procura da melhor condição física. Hoje precisávamos e não tínhamos mais gente para a frente. Acabou por ser uma peça importante da forma como decide o jogo.

Para mim o importante é a entrega e a disponibilidade dos jogadores para juntar mais uma vitória ao trajeto do SC. Braga».

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após derrota por 2-1 frente ao Sp. Braga:

«Não merecemos perder por tudo o que fizemos no jogo e por tudo o que conseguimos anular e parece-me um resultado injusto. Não ouvi as declarações do presidente, mas sobrescrevo. Eu não falo de arbitragem e já expliquei porquê, mas acho que era importante haver uma reflecção. Infelizmente já fomos prejudicados muitas vezes, mas a minha obrigação é olhar para o jogo e perceber o que correu mal.

[equipa baixou rendimento com as alterações?] Acho que não teve nada a ver. Alteramos essencialmente na frente. Teve mais a ver com o processo ofensivo e menos com o defensivo. Acabámos o jogo como começamos e muito bem. Na frente não podíamos deixar de ter intensidade, quer a atacar, quer a defender. O Chiquinho vem de uma paragem longa, mas tem dificuldades em terminar o jogo. Não podíamos deixar baixar o ritmo. A ideia era trazer frescura ao jogo, mas não foi pelas alterações que sofremos os golos.

[ausência de Riccieli] Ficou de fora por opção técnica. Ele esteve ausente por lesão e nós temos quatro centrais de qualidade. Ficar um deles de fora é notícia, sendo que Riccieli está pronto para jogar, optei por trazer os mesmos centrais que levei para o último jogo. Não tem nada a ver com o mercado.

[como gere a juventude da equipa] Vou puxar a brasa à minha sardinha. Conseguimos suportar isto com a nossa forma de jogar e com a nossa ideia de jogo. O que propomos aos jogadores eles sentem que podemos ganhar e eles chegam ao balneário e dizem “podíamos ter ganho, jogámos melhor” e isso é mais fácil de gerir esta frustração dos resultados.

[áudios do VAR no estádio] A transparência é benéfica para todos e nesse caso específico é bom. E até para a cultura desportiva para os adeptos é bom. Assim percebemos as decisões».  

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão.

Famalicão – SC Braga, 1-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Jhonder Cádiz, 62 minutos (grande penalidade).

1-1, Cristian Borja, 73.

1-2, Álvaro Djaló, 90+11.

Equipas

– Famalicão: Luiz Júnior, Nathan Santos, Mihaj, Otávio, Francisco Moura, Topic, Zaydou, Gustavo Sá (Filipe Soares, 68), Chiquinho (Alex Dobre, 68), Jhonder Cádiz (Henrique Araújo, 86) e Théo Fonseca (Liimatta, 68).

 (Suplentes: Zlobin, Henrique Araújo, Óscar Aranda, Gustavo Assunção, Justin de Haas, Liimatta, Filipe Soares, Alex Dobre e Martín).

Treinador: João Pedro Sousa.

– SC Braga: Matheus, Victor Gomez (Bruma, 73), José Fonte, Paulo Oliveira, Cristián Borja (Joe Mendes, 90+3), Vítor Carvalho (Rodrigo Zalazar, 46), João Moutinho, Pizzi (Roger, 63), Ricardo Horta, Abel Ruiz e Álvaro Djaló.

(Suplentes: Tiago Sá, Bruma, André Horta, Roger, Rodrigo Zalazar, Joe Mendes, Ronny Lopes, Diogo Fonseca e Soumaré).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vítor Carvalho (21), Pizzi (26), Otávio (27), Chiquinho (64), Jhonder Cádiz (76), João Moutinho (89), Filipe Sores (90+13) e Abel Ruiz (90+13). Cartão vermelho direto para Gustavo Assunção (90+1).