JJ brilha em Basileia e leva o troféu com 436 pontos; NAPA representa Portugal com “Deslocado” e soma apenas 50
A Áustria foi a grande vencedora da 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorreu este sábado, 17 de maio, em Basileia, na Suíça. O tema “Wasted Love”, interpretado por JJ, arrecadou um total de 436 pontos, somando a preferência dos jurados e do público europeu. Portugal, representado pelos NAPA com a canção “Deslocado”, terminou no 21.º lugar da classificação geral, com apenas 50 pontos.
Esta foi a terceira vitória da Áustria no concurso, com JJ a conquistar o público e os jurados com uma atuação emotiva e poderosa. “Quero agradecer à minha família, à minha equipa e à Europa. Vamos espalhar paz e amor por todo o mundo”, declarou o cantor ao receber o prémio.
Israel ficou em segundo lugar com 357 pontos, seguido de muito perto pela Estónia (356) e pela Suécia (321). O tema austríaco foi o mais votado pelos jurados e somou ainda 170 pontos no televoto, confirmando o seu favoritismo.
Portugal, por seu lado, teve uma prestação modesta. “Deslocado” conquistou o 19.º lugar na votação dos jurados, mas apenas 13 pontos do televoto europeu, o que levou a uma posição final pouco expressiva. O júri português atribuiu os seus 12 pontos à Itália, 10 à Suíça e 8 à Ucrânia. Já o público português deu os seus 12 pontos a Israel, valorizando a canção “New Day Will Rise”, de Yuval Raphael.
A edição de 2025 foi apresentada por Hazel Brugger, Michelle Hunziker e Sandra Studer, a partir da arena St. Jakobshalle, perante milhares de espetadores e uma audiência internacional de milhões.
Classificação final – Top 5:
- Áustria – 436 pontos
- Israel – 357 pontos
- Estónia – 356 pontos
- Suécia – 321 pontos
- Ucrânia – 158 pontos
Portugal: 21.º lugar – 50 pontos (13 do televoto + 37 dos júris)