Conferência no Centro de Juventude envolveu escolas, pais e profissionais de saúde em projeto inovador contra o uso problemático da internet

O Centro de Juventude de Braga acolheu recentemente uma conferência dedicada ao uso problemático da internet entre os jovens, promovida pelo Centro de Respostas Integradas (CRI) de Braga e pela Câmara Municipal de Braga, com o apoio do Serviço Nacional de Saúde.

A iniciativa integrou-se no projeto de intervenção do Estágio Complementar da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde do SNS – Cuidados de Saúde Primários, desenvolvido no Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), e visou refletir sobre a dependência digital e as suas consequências na saúde e no desenvolvimento dos jovens.

Resultados de projeto-piloto revelados

Durante a conferência, foram apresentados os resultados de um projeto de Prevenção Primária implementado nos Agrupamentos de Escolas Carlos Amarante e D. Maria II, focado na promoção de um uso equilibrado da tecnologia entre estudantes do ensino secundário.

A iniciativa destacou-se pela adoção de uma metodologia de co-design, que envolveu ativamente alunos, pais e professores. Esta abordagem construcionista social permitiu criar soluções colaborativas e adaptadas à realidade dos jovens, dando voz às suas experiências e perceções.

Uso excessivo da internet preocupa especialistas

O evento reafirmou que o uso excessivo de dispositivos digitais e redes sociais pode ter impactos significativos na saúde mental, no bem-estar emocional e no desempenho escolar das crianças e adolescentes. A dependência digital é uma preocupação crescente para profissionais de saúde, educadores e famílias.

Os intervenientes defenderam a urgência de estratégias preventivas integradas, reforçando a importância da educação digital e do envolvimento comunitário para promover hábitos saudáveis no consumo de tecnologia.

Braga assume, assim, um papel ativo na construção de respostas informadas e participadas, contribuindo para o equilíbrio digital das novas gerações.