Proprietária lamenta ataque ao símbolo centenário da cidade e diz que renovação será ainda mais difícil

O emblemático Café ‘A Brasileira’, no centro histórico de Braga, foi alvo de um ato de vandalismo esta semana. O conhecido logótipo da casa — apelidado popularmente de ‘A Velha’ — foi desfigurado com um grafiti roxo, pintado diretamente sobre o nome do estabelecimento.

Em declarações à Rádio Universitária do Minho (RUM), Carolina Pinheiro, uma das quatro irmãs proprietárias do café, expressou perplexidade quanto à motivação do ato e sublinhou que este tipo de situações “não dignificam a cidade”. Visivelmente consternada, reforçou: “Nunca deveria ter acontecido”.

Danos sobre uma pintura centenária

A imagem vandalizada é parte do património visual de um dos cafés mais icónicos de Braga, que celebrou 118 anos de história em março. Carolina Pinheiro explicou que o logótipo já era alvo de atenção por parte da gerência, mas a sua renovação não era tarefa simples: “É um trabalho difícil por se tratar de pinturas muito antigas”, referiu, acrescentando que, com o dano recente, “torna-se ainda mais difícil”.

Um símbolo da cidade afetado

‘A Brasileira’ é um dos espaços mais reconhecidos da cidade e um ponto de encontro geracional, com grande valor histórico e afetivo para bracarenses e visitantes. A desfiguração do seu logótipo representa não apenas um prejuízo material, mas também um ataque simbólico à identidade de um espaço que faz parte do imaginário coletivo de Braga.

A administração do café estuda agora formas de recuperar a imagem original, ainda que reconheça os desafios associados à preservação do mural original.