Festas mais antigas de Portugal decorrem de 17 a 24 de junho e prometem celebrar a memória, a cultura e a devoção popular
As Festas de São João de Braga, as mais antigas do país, começaram oficialmente esta terça-feira, 17 de junho, com uma programação vibrante que se estende até ao dia 24 de junho, e que promete envolver a cidade num ambiente único de tradição, alegria popular e memória coletiva.
Inspiradas nos Quadros Bíblicos das margens do Rio Este, as festividades contam com uma diversidade de iniciativas que cruzam música, arte, património, gastronomia e celebrações religiosas.
Destaques do primeiro dia (17 de junho)
- 10h00 – Concerto de Sinos: os carrilhões das igrejas de Santa Cruz, São Vicente, Sé Primaz e Bom Jesus ecoaram em uníssono, marcando o arranque oficial das festas.
- Manhã – “Ardinas Braga 25” animaram a Praça da República; o Cortejo “São João da Pequenada” trouxe cor e folia às ruas do centro.
- 16h00 – Apresentação do livro ilustrado “Era uma vez… o São João de Braga”, na Livraria Centésima Página.
- 16h30 – Inauguração da exposição “Memórias Visuais do São João de Braga” no Palácio do Raio, com base na obra de José Veiga.
- 18h00 – Concurso de Cascatas Sanjoaninas, no Braga Parque.
- 19h00 – Concerto “O Cavaquinho na Escola”, na Praça da República.
- 22h00 – Espetáculo multimédia “Faça-se Luz”, na Avenida Central, seguido da atuação da Banda Filarmónica de Cabreiros.
- 22h00 – Cantares ao Desafio com Augusto Canário e convidados, no Parque da Ponte.
Durante os próximos dias, Braga será palco de romarias, cortejos, concertos, procissões, desfiles populares, concursos e eventos para todas as idades, culminando na tradicional Procissão de São João e nos espetáculos de fogo de artifício.
A programação completa pode ser consultada aqui.