Temperaturas sobem até 10 graus e podem originar onda de calor. Risco de incêndio também aumenta.
O calor começa a intensificar-se a partir desta quinta-feira, com as temperaturas a subirem até 10 graus Celsius até ao fim de semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já emitiu aviso amarelo para o Minho no sábado, dia em que os termómetros deverão atingir os valores mais altos.
Em Braga, as máximas poderão atingir os 36ºC, enquanto em Viana do Castelo os valores devem chegar aos 27ºC. Já no interior do Alto Minho, como em Valença e Monção, as temperaturas podem subir até aos 37ºC e 38ºC, respetivamente.
O aviso amarelo estará em vigor entre as 09:00 de sábado e a meia-noite, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Este é o nível menos grave numa escala de três, mas representa risco para atividades ao ar livre ou dependentes do estado do tempo.
Possível onda de calor e risco acrescido de incêndio
A meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA, alerta para o risco elevado de incêndios rurais devido ao tempo quente e seco, muitas vezes acompanhado por vento.
“Vamos ter dias e noites muito quentes a abranger quase todo o território no sábado e no domingo, podendo o início da semana continuar quente”, disse à Lusa.
Estas condições podem configurar uma onda de calor, caso os valores de temperatura fiquem cinco graus acima da média durante seis dias consecutivos.
Cinco distritos sob aviso laranja
Além dos avisos amarelos, o IPMA emitiu aviso laranja para Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre, também devido à persistência do calor extremo. Esses avisos entram em vigor à meia-noite de sábado e mantêm-se até domingo.
Outros distritos como Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa e Castelo Branco estão sob aviso amarelo desde sexta-feira de manhã até à meia-noite de domingo.