Entre as 20h00 de domingo e as 08h00 de terça-feira, apenas serão atendidos casos referenciados pelo INEM ou pela Linha SNS 24. Autoridades apelam ao contacto prévio com os serviços de saúde.
A Urgência de Obstetrícia e Ginecologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga voltará a funcionar de forma condicionada a partir das 20h00 de domingo, 13 de julho. De acordo com informação disponibilizada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), até às 08h00 de segunda-feira, esta urgência apenas aceitará casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM) ou pela Linha SNS 24.
Os constrangimentos irão prolongar-se durante o dia seguinte: entre as 08h00 de segunda-feira e as 08h00 de terça-feira, 15 de julho, o serviço manter-se-á disponível exclusivamente para situações encaminhadas diretamente pelo CODU/INEM.
Segundo dados consultados esta sexta-feira pela Rádio Universitária do Minho (RUM), outras unidades hospitalares enfrentarão também limitações no mesmo período. No sábado, seis urgências estarão encerradas, número que sobe para sete no domingo. Destas, uma pertence à especialidade de Pediatria, enquanto as restantes são serviços de Ginecologia e Obstetrícia.
As autoridades de saúde apelam à população para que contacte previamente a Linha SNS 24 (808 24 24 24), antes de se deslocar a qualquer serviço de urgência, de forma a obter a melhor orientação clínica e evitar deslocações desnecessárias.