Unidade cumpre 8.º ciclo de acreditação e reforça excelência na qualidade e segurança dos cuidados de saúde.
O Hospital de Braga renovou oficialmente a sua Acreditação Global e Certificação de Qualidade ISO 9001, atribuídas pelo Caspe Healthcare Knowledge System (CHKS) — uma das entidades internacionais mais prestigiadas na acreditação de qualidade na área da saúde.
A certificação é válida até 30 de novembro de 2027 e confirma que os processos e padrões de funcionamento da unidade hospitalar seguem as melhores práticas internacionais, garantindo elevados níveis de qualidade, segurança e eficiência na prestação de cuidados.
O processo de reacreditação envolveu uma avaliação rigorosa, com mais de dois mil critérios aplicados a mais de 65 serviços clínicos e não clínicos, entre auditorias internas e uma auditoria externa final. Esta renovação marca o 8.º ciclo de Acreditação Global do Hospital de Braga, num percurso iniciado em 2001.
Américo Afonso, presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, salienta que esta distinção “reforça a posição de excelência do hospital na área da saúde, agora enquanto parte integrante da Unidade Local de Saúde de Braga”.
Já Elisabete Pinheiro, enfermeira diretora da ULS Braga com responsabilidade na área da Qualidade e Segurança, destaca que este reconhecimento “é fruto do compromisso coletivo e do empenho de todos os profissionais da instituição”. Sublinha ainda que o processo “reforça o sentimento de pertença e consolida os pilares organizacionais com base no rigor e na melhoria contínua”.
Este reconhecimento internacional posiciona o Hospital de Braga como uma referência nacional em boas práticas na área da saúde.