Candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Braga defende alternativa ferroviária e acusa o Governo de “enganar as populações”.

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Braga, Rui Rocha, manifestou indignação com a decisão do Ministério das Infraestruturas de avançar com a ligação do Quadrilátero Urbano – Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos – através de um sistema de ‘metrobus’ (BRT – Bus Rapid Transit). Em comunicado, o ex-líder do partido considera a opção “lesiva dos interesses das populações da região” e defende que a única solução viável passa pela ferrovia.

“Foi com surpresa e indignação que soubemos desta decisão, que defrauda por completo as necessidades de mobilidade de centenas de milhares de cidadãos que vivem, estudam e trabalham entre os quatro concelhos”, afirma Rui Rocha, criticando duramente o Governo.

O candidato liberal aponta que “todos os estudos sérios sobre mobilidade urbana” excluem o ‘metrobus’ como solução eficaz entre núcleos urbanos com alta densidade populacional. “É uma forma de gastar dinheiro público sem resolver o problema. Pior ainda, trata-se de um embuste político destinado a enganar as populações”, acusou.

Rui Rocha sublinha que o BRT “não passa de um autocarro com nome pomposo”, defendendo que só a ferrovia pode oferecer uma ligação eficaz e sustentável, com via dedicada e maior capacidade de transporte de passageiros. “É a única solução com qualidade, frequência e fiabilidade”, reforça.

O candidato aproveitou ainda para criticar a atuação dos atuais autarcas, que considera incapazes de defender os interesses da região, e lançou um desafio aos restantes candidatos à Câmara de Braga. Em particular, dirigiu-se a João Rodrigues, apontado como tendo ligações aos partidos que apoiam o governo central, desafiando-o a assumir uma posição pública contra esta decisão.

“Na Iniciativa Liberal, continuaremos a lutar pela ferrovia como a verdadeira solução para uma nova era de mobilidade no Quadrilátero Urbano”, concluiu Rui Rocha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here