Liberais duplicam número de candidaturas e reforçam aposta em coligações

A Iniciativa Liberal (IL) vai concorrer a cerca de 100 municípios nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, o dobro face a 2021, e aposta em coligações em 25% a 30% dos casos, nomeadamente nas maiores cidades do país.

Em 2021, a IL apresentou-se em 53 municípios – 46 em listas próprias e sete em coligação – e elegeu apenas um vereador. Quatro anos depois, o partido apresenta 88 candidaturas já confirmadas: 59 em listas próprias e 29 em coligação, incluindo Lisboa, Porto, Sintra e Vila Nova de Gaia, onde se apresenta ao lado do PSD e CDS.

Segundo o coordenador autárquico, Miguel Rangel, a nova estratégia decorre de “circunstâncias políticas diferentes” e foi decidida localmente, sem imposição nacional.

A cobertura das candidaturas também cresceu: em 2021 a IL chegava a 52% da população, e agora atinge 72%.

Em destaque nas listas próprias está a candidatura do ex-líder Rui Rocha à Câmara de Braga, tornando-se o único deputado liberal a concorrer nas autárquicas. A eleição ganha especial relevo pelo facto de o atual presidente da autarquia, Ricardo Rio (PSD), não se poder recandidatar, por limite de mandatos.

A líder da IL, Mariana Leitão, já reconheceu que é “muito difícil” conquistar presidências de câmara, mas sublinha que o objetivo é criar “laboratórios de governação liberal”, com exemplos de políticas locais que atraiam “talento, empresas e projetos”.

“2025 será um passo muito importante para o crescimento autárquico da IL”, afirmou Miguel Rangel, defendendo que este avanço terá impacto tanto nas governações locais como na afirmação nacional do partido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here