Fogo em São Jorge e Ermelo continua ativo, com ventos fortes a dificultar as operações de combate. Mobilização inclui 235 operacionais e oito meios aéreos.

Um grande incêndio que teve início na noite de terça-feira em São Jorge e Ermelo, no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, já devastou mais de 900 hectares de mato. Às 13:00 de hoje, o fogo continuava ativo, com as operações de combate dificultadas por ventos fortes.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Pereira, segundo comandante do Comando Sub-regional do Alto Minho, informou que, embora algumas zonas do incêndio estejam controladas, a cabeça do fogo permanece problemática. “O vento está bastante forte e a complicar as manobras de extinção”, sublinhou o responsável.

Até ao momento, não há registo de feridos entre os operacionais, nem há aldeias em risco iminente. Apesar das condições adversas, Carlos Pereira expressou esperança de que a situação possa ser controlada até ao final do dia, embora tenha ressalvado que há fenómenos imprevisíveis que podem alterar o curso das operações.

O incêndio começou às 20:21 de terça-feira e, segundo a última atualização disponível na página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 13:10 de hoje, o combate ao fogo envolvia 235 operacionais, apoiados por 70 viaturas e oito meios aéreos.

A situação continua a ser monitorizada de perto, com as autoridades empenhadas em evitar que o incêndio se alastre a áreas habitadas ou cause maiores danos ao meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here