“O maior evento desportivo do ano em Braga e um dos maiores de sempre na história da Cidade”. Foi desta forma que Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, descreveu o Dance World Cup, uma competição mundial que junta cerca de 7000 crianças e jovens de 51 países e irá decorrer no Altice Forum Braga, entre os dias 28 de Junho e 06 de Julho.
O evento trará a Braga milhares de pessoas, entre atletas, staff e espectadores, que poderão, durante este período, assistir à competição e, ao mesmo tempo, usufruir do que a Cidade tem para oferecer na área patrimonial e cultural. “Braga é uma cidade cada vez mais desportiva, activa e cosmopolita. Estamos nos grandes palcos internacionais em termos de eventos desportivos e esta será, certamente, uma iniciativa que ficará na memória de todos os Bracarenses”, afirmou Sameiro Araújo.
Por seu turno, Carlos Silva, administrador da InvestBraga, referiu que o evento terá um impacto ´gigantesco´ na cidade e na região, mencionando que o número de atletas envolvidos nesta competição se assemelha com os Jogos Olímpicos.
O Dance World Cup, a maior competição de dança do mundo, reúne, num só evento, as modalidades do ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, street dance, acro dance, jazz, sapateado, comercial, folclore nacional e, pela primeira vez em 2019, as danças de salão.
A final do Dance World Cup realiza-se anualmente numa localização e país diferente. Em 2019, Braga recebe esta competição, sucedendo assim a locais como Sitges (Barcelona, Espanha), Offenburg (Alemanha), Bucareste (Roménia), Jersey, Paris (França) ou Sardenha (Itália).