A Universidade do Minho vai acolher, nos dias 9 e 10 de setembro, a iniciativa “Jornada Académica dos Serviços Públicos”, que levará ao campus equipas especializadas das Lojas de Cidadão para apoiar os novos estudantes no acesso a serviços públicos essenciais.
Promovida pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), esta ação vai percorrer várias instituições de ensino superior no arranque do ano letivo 2025/2026. Depois da estreia na Universidade de Coimbra (26 e 27 de agosto), a jornada segue para a Nova SBE (3 a 5 de setembro), Universidade do Algarve (8 de setembro), Universidade do Minho (9 e 10 de setembro) e Universidade do Porto (15 a 19 de setembro).
Em Braga, será criado um espaço gov.pt onde os alunos poderão tratar de diferentes serviços, como a alteração de morada, ativação da Chave Móvel Digital, instalação da app gov.pt com documentos digitais (cartão do aluno e cartão jovem), pedidos de Cheque Nutricionista e Cheque Psicólogo, solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre outros.
Segundo a ARTE, o objetivo é facilitar a integração académica e pessoal dos estudantes, oferecendo-lhes soluções imediatas sem necessidade de se deslocarem a outros serviços. A iniciativa também promove a Academia Portugal Digital, que disponibiliza cursos gratuitos para reforço de competências digitais.
No total, a rede de apoio inclui as 76 Lojas de Cidadão e mais de 980 Espaços Cidadão já existentes em todo o país, garantindo acompanhamento não apenas neste momento de receção, mas ao longo de todo o percurso universitário.