Braga reforça papel de liderança na adaptação às alterações climáticas
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, marcou presença no European Climate Resilience Summit, que decorre até amanhã em Viena e que reúne líderes políticos, cientistas e jovens de toda a Europa para debater estratégias de adaptação às alterações climáticas e promoção de sociedades sustentáveis.
Na mesa-redonda “Challenges and Best Practices for Resilience – Mayors and Local Leaders”, moderada por Joachim von Braun, presidente da Pontifícia Academia das Ciências, Ricardo Rio partilhou a experiência de Braga e sublinhou o papel das cidades como “laboratórios de inovação e resiliência”.
O painel contou ainda com a participação de Henriette Reker (presidente da Câmara de Colónia), Nina Abrahamczik (Conselho Municipal de Viena), Ada Ámon (Agência Climática de Budapeste) e Alastair Hannaford (OMS).
Enquanto presidente do comité executivo do Global Parliament of Mayors (GPM), Ricardo Rio defendeu uma governação inclusiva, baseada na ligação entre centros de conhecimento, sociedade civil e setor empresarial.
Braga como exemplo de inovação climática
Na sua intervenção, destacou o Pacto de Mobilidade Empresarial, o investimento no transporte público com a renovação da frota dos TUB para veículos elétricos, o projeto Bus Rapid Transit (BRT), o alargamento das zonas pedonais e o programa School Bus para jovens em idade escolar.
O autarca salientou ainda a boa utilização dos fundos europeus para projetos transformadores, reforçando que Braga tem procurado ser pioneira na mobilidade sustentável, valorização dos espaços verdes e participação pública.
“Mesmo em cidades de média dimensão, é possível desenvolver soluções inovadoras que inspiram outras comunidades na Europa e no mundo”, afirmou Ricardo Rio.
Cooperação internacional
O encontro foi promovido pelas Academias Pontifícias das Ciências e das Ciências Sociais, em parceria com a Bertelsmann Stiftung, a Academia Austríaca de Ciências e o European Academies Science Advisory Council (EASAC).
Braga posicionou-se assim como referência internacional em sustentabilidade e inovação urbana, lado a lado com grandes cidades europeias, reforçando a cooperação para acelerar a transição climática e construir sociedades mais resilientes e inclusivas.
































