O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso meteorológico para sete distritos do continente, na sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste que podem atingir os 14 metros.
Segundo o IPMA, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estarão inicialmente sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje, passando para laranja até às 18:00 de sexta-feira e posteriormente para vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 18:00 de sexta-feira e as 15:00 de sábado.
Após esse período, esses sete distritos voltarão ao aviso laranja entre as 15:00 de sábado e as 00:00 de domingo.
Devido à agitação marítima, o IPMA também colocou os distritos de Faro, Setúbal e Beja sob aviso amarelo (entre as 00:00 e as 09:00 de sexta-feira), passando depois para laranja até às 00:00 de domingo.
A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional informaram que as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.
A barra da Figueira da Foz está condicionada, permitindo apenas a entrada de embarcações com comprimento inferior a 35 metros.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo devido à agitação marítima entre as 12:00 de sexta-feira e as 00:00 de domingo.
Também sob aviso amarelo, mas devido à previsão de queda de neve acima de 800 metros, com acumulação acima de 1.000 metros, estão os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga até às 06:00 de sábado.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é para situações de risco específico para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
O IPMA prevê, pelo menos até o fim de semana, períodos de chuva, possivelmente forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.
Em comunicado, o IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo “está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias”.
O Instituto menciona que um dos núcleos dessa região depressionária é a depressão Louis, nomeada na quarta-feira pelo Meteo France (Serviço Meteorológico Francês), afetando principalmente a região noroeste da França.