Paredes acolhe Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2025

Oito seleções já testaram o piso e participaram na cerimónia de boas-vindas

Paredes já respira hóquei em patins. As oito seleções europeias que vão disputar o Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2025 chegaram ao concelho durante o fim de semana e participaram este domingo na cerimónia de boas-vindas, no Pavilhão Rota dos Móveis, palco oficial da competição.

A prova arranca esta segunda-feira, 1 de setembro, e prolonga-se até 6 de setembro, com a fase de grupos a dar lugar às eliminatórias nos dias 4 e 5 e a final marcada para o dia 6, às 21h15.

No Grupo A encontram-se Portugal, Espanha, Itália e França; no Grupo B alinham Alemanha, Andorra, Áustria e Suíça. O calendário do primeiro dia reserva já grandes jogos: Alemanha x Andorra (14h00), Suíça x Áustria (16h30), Espanha x França (19h00) e Portugal x Itália (21h45).

Autoridades destacam importância da competição

Na cerimónia de apresentação marcaram presença Orlando Panza, presidente da Comissão Técnica da WSE, José Luís Pinto, vice-presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, e Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, para além de representantes de todas as seleções.

Em mensagens enviadas e lidas em seu nome, Luís Sénica, presidente da WSE e da FPP, destacou que o Europeu é uma “celebração do talento, da paixão e do espírito competitivo”, agradecendo o apoio da autarquia, da federação e da promotora Sigma Stars.

Orlando Panza sublinhou que esta competição “não é apenas um torneio, mas um espaço onde meses de trabalho se transformam em espetáculo, emoção e fair play”. Já José Luís Pinto assegurou o orgulho e total apoio da FPP, enquanto o autarca Alexandre Almeida manifestou satisfação por acolher a prova: “Paredes é um concelho que gosta muito de hóquei em patins e está preparado para encher o pavilhão com adeptos entusiasmados”.

História e bilhetes

A primeira edição do Europeu de hóquei em patins remonta a 1926, com a Inglaterra como campeão inaugural. Portugal soma 21 títulos, mais dois do que a Espanha (19), que é a atual campeã e venceu 10 das últimas 12 edições. A última conquista portuguesa foi em 2016.

Depois da prova masculina, será a vez das seleções femininas competirem em Paredes, entre 8 e 13 de setembro.

Os bilhetes já estão disponíveis nas bilheteiras locais e em meoblueticket.pt para os jogos da seleção portuguesa.

📅 Horários das bilheteiras:

  • 1 a 3 de setembro – 13h00 às 23h00
  • 4 a 6 de setembro – 10h00 às 23h00