A Comissão Europeia continua esta quarta-feira a discutir “possíveis medidas para uma abordagem coordenada” dos Estados-membros da União Europeia (UE) à explosão de casos de Covid-19 na China, e espera-se que anuncie algumas regras comuns a vários estados, como a testagem de passageiros e viajantes que cheguem daquele país, onde os casos de infeção dispararam com o levantamento das medidas de ‘zero casos de Covid-19’, no seguimento de protestos.

Vários países já impuseram medidas para viajantes que chegam da China, depois do país ter retomado as viagens internacionais sem restrições.

França, Espanha, Itália, Espanha e Suécia já anunciaram a testagem à Covid-19 de todos aqueles que cheguem da China, bem como a apresentação de certificados de vacinação.

A Bélgica, por exemplo, também já anunciou que vai passar a testar as aguas residuais dos aviões vindos da China, a fim de detetar possíveis novas variantes da Covid-19.

Assim, enquanto ainda não há uma decisão sobre que medidas tomar em todos os territórios da UE, a Euronews adianta que na reunião desta quarta-feira poderá ser tomada uma decisão sobre ação conjunta.

A comissária de Saúde da UE, Stella Kyriakides, já havia sugerido que se aumente a sequenciação genómica de infeções por Cvid-19, bem como se monitorize as águas residuais, incluindo de aeroportos, para detetar eventuais novas variantes do coronavírus que possam chegar à UE a partir da China.