Iniciativas nacionais e parcerias internacionais concorrem em categorias como Europa Verde, Património Cultural e Competitividade

Portugal marca presença nos Prémios Regiostars 2025, promovidos pela Comissão Europeia, com quatro projetos finalistas: dois exclusivamente nacionais e outros dois em parceria internacional. As votações estão abertas até 15 de outubro, data em que serão anunciados os vencedores em cerimónia oficial.

Entre as candidaturas portuguesas isoladas destacam-se:

  • EcoX (Região Centro/Universidade de Coimbra) – projeto de reciclagem de óleos alimentares através da Química verde, transformando-os em sabão, concorrendo na categoria Europa Verde.
  • AMP – Património Cultural: Jornadas Metropolitanas do Património (Área Metropolitana do Porto) – iniciativa que valoriza o património cultural imaterial, envolvendo cidadãos e comunidades dos 17 municípios, na categoria Europa mais próxima dos cidadãos.

Em colaboração internacional, Portugal integra ainda:

  • DigiTVC (com Espanha e França) – apoio à digitalização de PME através de diagnóstico, estratégia e três projetos-piloto, incluindo a empresa portuguesa A. Sampaio & Filhos, com apoio da Smartex, na categoria Uma Europa Inteligente e Competitiva.
  • AGEO (com França, Irlanda, Espanha e Reino Unido) – projeto que reforça a capacidade de resistência a riscos naturais, climáticos e humanos, com participação do Instituto Superior Técnico, da Universidade da Madeira e de laboratórios nacionais de engenharia e energia, concorrendo também em Europa Verde.

Os candidatos terão ainda de defender as suas propostas perante o júri no dia 14 de outubro. Criados em 2008, os Prémios Regiostars distinguem projetos de excelência financiados pela União Europeia, premiando boas práticas de desenvolvimento regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here