O cabeça de lista da CDU à Câmara de Braga, João Baptista, defendeu hoje um plano “inovador e ambicioso” para reduzir as temperaturas na cidade, apostando em soluções de sombreamento e aumento da cobertura verde urbana.
Em declarações à agência Lusa, no âmbito da campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, o candidato destacou que Braga é atualmente “uma das cidades mais quentes de Portugal”, chegando a registar “temperaturas insuportáveis” durante o verão.
O plano da CDU inclui a criação de coberturas verdes sobre edifícios em zonas de maior densidade de betão e a introdução de espécies trepadeiras em fachadas, de modo a reduzir a incidência solar.
Na Praça da República, o partido propõe a instalação de pérgulas com sistemas de sombreamento e aspersores, inspirados em soluções já aplicadas em Sevilha. Para ruas com maior exposição solar, como a Rua do Souto, a ideia passa por implementar velas retráteis, abertas no verão e recolhidas no inverno.
O candidato comunista defende ainda a abertura imediata dos 17 hectares do Parque das Sete Fontes que já estão sob domínio municipal, através da desmatação e remoção de espécies invasoras, bem como a criação de dois novos parques verdes: um entre São Mamede e São Pedro de Este e outro entre Celeiros e Aveleda.
Segundo João Baptista, todos estes espaços verdes deverão ser ligados por redes cicláveis e pedonais, para garantir o acesso sem recurso ao automóvel.
“Queríamos levar a cabo estas medidas para fazer face às alterações climáticas e às vagas de calor, que vão ser cada vez mais frequentes”, sublinhou.
A CDU concorre com João Baptista à presidência da Câmara, num município atualmente liderado pela coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), que conta com seis eleitos. O executivo é ainda composto por quatro vereadores do PS e um da CDU.
Além de João Baptista, estão na corrida autárquica em Braga: João Rodrigues (Juntos por Braga – PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (Somos Braga – PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (Iniciativa Liberal), Ricardo Silva (Amar e Servir Braga), António Lima (BE), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).