Com o preço da gasolina e do gasóleo a níveis máximos devido à Guerra da Ucrânia, há cada vez mais filas para abastecer, nos postos que continuam a oferecer um preço mais competitivo, ou, pelo menos, não tão alto.

Isso fez com que todos nós começássemos a estar mais atentos a possíveis conselhos para abastecer de forma mais económica e de acordo com o ‘elEconomista’, a segunda-feira é o dia ideal para o fazer.

Segundo o jornal, a crença de que abastecer à segunda-feira é mais barato não é um mito. Pelo menos, as estatísticas são a prova disso, uma vez que exceto em momentos muito específicos – como feriados e pontes -, o combustível não é tão caro neste dia da semana.

Claro que numa situação tão excecional como esta que o mundo enfrenta, nenhuma previsão é certa. Mas, seguindo a tendência, a queda de preços às segundas-feiras pode variar de 1% a pouco mais de 2% na gasolina e no gasóleo.

E qual a explicação? A resposta está no facto de a União Europeia exigir que os postos de combustível registem os preços dos seus produtos às segundas-feiras e, semanalmente, os monitorizem, comparando-os com os outros postos da Europa.

Isto, explica o jornal espanhol, faz com que as gasolineiras tenham tendência para baixar os seus preços, com o objetivo de conseguirem resultados mais favoráveis na comparação estatística.

Por outro lado, os sábados são habitualmente os dias em que a gasolina é mais cara. Além disso, atualmente há um grande número de aplicações com preços de combustível atualizados em cada um dos postos, podendo verificar qual é mais barato e economizar alguns euros.

Os preços dos combustíveis têm aumentado para valores recorde todas as semanas. Na próxima espera-se uma nova subida, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

“Se a semana terminasse aqui, o preço do gasóleo deveria aumentar cerca de 18 cêntimos por litro na segunda-feira, e o da gasolina 12 cêntimos”, adiantou fonte do setor à Multinews na terça-feira.

Os combustíveis já subiram 10 vezes desde o início do ano, mostra a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo valorizou 31 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina ficou 25 cêntimos mais caro.

Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa mais 15 euros do que na primeira semana de janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais 19 euros do que há dez semanas. Só nesta última semana, a fatura subiu 5 e 8 euros, respetivamente.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,812 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 1,917 euros.

Nunca os portugueses pagaram tão caro por cada litro destes combustíveis e na próxima semana voltam a renovar recordes, com os preços médios a passar a barreira dos dois euros por litro, segundo as previsões.