Hospital confirma “alguns períodos de inoperacionalidade”

A viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Braga tem estado inoperacional por “alguns períodos” devido à ausência de médicos para trabalhar neste serviço de socorro.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), a VMER de Braga esteve ontem parada, entre as 08:00 e as 20:30 por ausência de médicos, informação que aquele jornal confirmou junto do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Desde o início de dezembro, terá sido a sétima paragem da VMER.

“Tem havido, ainda que de forma pontual, alguns períodos de inoperacionalidade da VMER do Hospital de Braga por dificuldade em assegurar a totalidade das escalas de serviço”, aponta o hospital em resposta ao JN, segundo o qual os médicos que fazem parte da escala de serviço da VMER estão em negociações com a direção do hospital reivindicando melhores condições de trabalho e o aumento salarial.

“O Conselho de Administração encontra-se em diálogo permanente com os profissionais que asseguram a tripulação da VMER por forma a chegar a um consenso célere entre todos os intervenientes com vista à garantia da operacionalidade permanente dos meios de emergência pré-hospitalar”, refere o hospital.

Com a VMER de Braga parada, o CODU pode solicitar as viaturas de emergência de Famalicão, Guimarães ou Barcelos.