Autarca socialista renova mandato e fala em “ataques ao caráter” durante o período eleitoral
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre (PS), foi reeleito para um segundo mandato consecutivo, nas eleições autárquicas de domingo, e afirmou sentir-se “grato” aos vianenses após o que classificou como uma “campanha de ruído e ataques pessoais”.
“Tive momentos muito difíceis, mas esta não foi uma campanha de verdade. Foi uma campanha de ruído, de ataque ao caráter e à personalidade, arrastando tudo e todos para o que eu não sou”, afirmou o autarca socialista.
PS mantém liderança com maioria relativa
Luís Nobre conquistou 42,76% dos votos, garantindo cinco eleitos no executivo municipal — a mesma equipa com que governou durante o anterior mandato.
A coligação PSD/CDS-PP, liderada por Paulo de Morais, obteve 28,02%, elegendo três vereadores.
O Chega entrou para o executivo municipal, com Eduardo Teixeira eleito e 14,98% dos votos.
Fora da vereação ficou a CDU (PCP/PEV), que apresentou José Flores como cabeça de lista e obteve 4,23% dos votos.
“Ataques à honra não destruíram o trabalho feito”
Durante o discurso de vitória, Luís Nobre destacou o apoio da população e reforçou o compromisso com a continuidade do projeto socialista para o concelho:
“Sinto gratidão. Foi muito duro o ataque ao caráter, na tentativa de fragilizar face à ausência de propostas. Mas a maioria dos vianenses são pessoas de bem e reconheceram o nosso trabalho.”
O autarca acrescentou ainda que, ao longo do último mandato, foi alvo de tentativas de “destruição da figura do presidente da Câmara”, mas assegura que a nova legislatura será “absolutamente comprometida com o desenvolvimento e a matriz do concelho”.
Noite de celebração nas ruas de Viana
A vitória foi celebrada na sede de campanha socialista, na Rua Manuel Espregueira, onde Luís Nobre foi recebido com aplausos e cânticos de vitória.
Na Avenida dos Combatentes, próxima do local, uma caravana de carros percorreu a cidade a buzinar em sinal de celebração.
Formado em Arquitetura e Urbanismo, Luís Nobre, 54 anos, cumpre agora 20 anos de percurso autárquico em Viana do Castelo, sempre ligado ao Partido Socialista.
































