Depois de vários dias de calor atípico, o Minho e todo o país continental preparam-se para o regresso da chuva e uma descida das máximas até 9 graus, segundo o IPMA.
O tempo quente e seco tem os dias contados. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Minho e o resto do território continental vão assistir ao regresso da chuva já no domingo, acompanhado por uma descida acentuada das temperaturas máximas.
A meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA, explicou que a mudança será gradual a partir desta sexta-feira, mas “mais significativa no domingo”, com a aproximação de um sistema frontal que trará chuva, vento mais intenso e queda das temperaturas.
“O domingo será um dia já com chuva praticamente em todo o território. O sistema frontal vai atravessar o país de norte para sul”, referiu a especialista.
Previsão por cidades
- Braga: as máximas de 28ºC (sexta) e 29ºC (sábado) vão cair para 20ºC no domingo, enquanto a mínima sobe de 11ºC para 16ºC.
- Viana do Castelo: no sábado o termómetro atinge 25ºC, mas desce para 19ºC no domingo; as mínimas sobem para 16ºC.
Segundo o IPMA, a queda das temperaturas máximas poderá variar entre 5 e 7 graus, podendo em algumas zonas do norte atingir descidas de até 9 graus.
Além da precipitação, está previsto vento forte no litoral norte e nas terras altas, especialmente a norte do Cabo Carvoeiro.
Chuva vai manter-se durante a próxima semana
A próxima semana continuará a ser marcada pela instabilidade, com períodos de chuva mais prováveis no norte e centro, embora possam ocorrer também no sul.
No final da semana, as temperaturas deverão estabilizar, com máximas entre 23 e 24 graus no centro e sul e 19 a 20 graus nas regiões do norte.
“Vai haver dias em que a precipitação será menos provável e outros em que poderá ocorrer em todo o território”, adiantou Ângela Lourenço.
Depois de um início de outubro marcado por temperaturas de verão, o outono meteorológico parece finalmente ter chegado ao Minho e ao resto do país.