Cidade foi a única representante portuguesa no fórum internacional sobre inovação urbana e sustentabilidade
Guimarães 26 – Capital Verde Europeia marcou presença no Asia Pacific Cities Summit & Mayors’ Forum, que decorreu na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A cidade foi a única representante portuguesa neste encontro global dedicado à liderança urbana, inovação e sustentabilidade.
Durante os três dias do evento, a comitiva vimaranense apresentou os projetos e estratégias que levaram Guimarães à conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, destacando o papel do Laboratório da Paisagem como estrutura central na promoção da sustentabilidade local.
A delegação reuniu-se com diversas entidades internacionais, incluindo o embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Portugal, Ahmed Mahmoud, o antigo secretário-geral adjunto das Nações Unidas para o Ambiente, Satya Tripathi, e representantes de municípios do Líbano, Líbia e Senegal, além do CEO da Fundação Expo City Dubai, membros da Universidade Zayed e do Young Professionals Forum.
Segundo os responsáveis, estes encontros contribuíram para “a crescente visibilidade e reconhecimento internacional da cidade nos campos da sustentabilidade urbana, economia circular, biodiversidade e transição energética”. O objetivo é consolidar Guimarães como referência global na inovação verde e na cooperação entre cidades.
Em 2026, Guimarães assumirá oficialmente o título de Capital Verde Europeia, afirmando-se como uma “Cidade de Um Só Planeta”, onde cidadãos, natureza e futuro caminham em equilíbrio.































