No próximo dia 1 de dezembro, Guimarães presta homenagem à memória da Restauração da Independência de Portugal em 1640, numa cerimónia organizada pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques” com o apoio do Município de Guimarães.

Em comunicado, o Município de Guimarães refere que o programa comemorativo terá início na véspera, dia 30 de novembro, com uma receção aos participantes marcada para as 22h00, seguida pelo hastear das bandeiras na sede do Grupo Recreativo.

Às 22h45, está previsto o início de um desfile pelas ruas do Centro Histórico, onde será entoado o Hino da Restauração, culminando por volta da meia-noite. Posteriormente, às 00h30, todos os participantes serão convidados para uma ceia na sede do grupo.

O trajeto do desfile abrangerá várias ruas emblemáticas da cidade, como a Rua da Rainha D. Maria II, Largo Condessa do Juncal, Viela da Arrochela e finalizará na Rua Gravador Molarinho, sede do Grupo Cultural e Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”.

Durante o evento, será colocada uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques, e os OSMUSIKÉ vão interpretar o Hino de Portugal.

Esta iniciativa é organizada pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”, contando com o apoio do Município de Guimarães, SMG – Conservatório de Guimarães, União de Freguesias de Oliveira, S. Paio e S. Sebastião, assim como do Paço dos Duques de Bragança.