Novo Conselho de Administração foi publicado em Diário da República e visa reforçar a capacidade de resposta do SNS na região
Luís Vales é o novo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, assumindo funções a partir desta terça-feira, 11 de novembro, em substituição de António Barbosa, que deixou o cargo no final de outubro.
A nomeação foi oficializada através de resolução do Conselho de Ministros, publicada esta segunda-feira em Diário da República, que justifica a renovação da liderança com a necessidade de imprimir uma nova dinâmica à gestão da ULS e reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O novo Conselho de Administração integra ainda:
- Germano Adrega Cardoso – Diretor clínico para os cuidados hospitalares
- Mariana Beirão Carrapatoso – Diretora clínica para os cuidados de saúde primários
- Ana Micaela Bento do Couto – Vogal executiva com o pelouro financeiro
- Pedro Raul Neves Mota da Silva – Enfermeiro diretor
Fernando Luís Vales é licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (2002) e possui o Curso de Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (2021). Desde 2023, exercia funções como gestor dos Serviços Farmacêuticos na ULS do Alto Ave.
Na resolução governamental, o Executivo sublinha que “a gestão deve ser assegurada por um conselho de administração capaz de adotar estratégias eficazes de planeamento e gestão eficiente dos recursos disponíveis”, destacando a importância de uma liderança ágil e coordenada para enfrentar os desafios assistenciais da ULS do Médio Ave.
O novo mandato terá a duração de três anos, com possibilidade de até três renovações consecutivas, conforme previsto no Estatuto do Serviço Nacional de Saúde.
































