Empresário de Guimarães distinguido com prémio nacional de inovação

Vítor Abreu, CEO da Endutex, venceu uma das principais categorias dos prémios EY Empreendedor do Ano, reconhecido pela aposta em inovação e criação de valor.

Vítor Abreu, natural de Guimarães e líder do grupo Endutex, foi distinguido na categoria de Inovação nos prémios EY Empreendedor do Ano, iniciativa promovida pela EY com o apoio da SIC Notícias e do Expresso. O galardão reconhece o contributo do empresário para a modernização e expansão de um grupo que, apesar das raízes têxteis, se diversificou de forma sustentada.

Miguel Farinha, country managing partner da EY Portugal, destacou a coragem e visão dos premiados, sublinhando que são “pessoas que arriscaram, inovaram e ajudaram a criar valor”.

Com sede em Vilarinho, Santo Tirso, o grupo Endutex mantém o têxtil como atividade central, mas expandiu-se para outras áreas, nomeadamente a hotelaria, através da marca Moov, que opera unidades no Porto, Lisboa, Oeiras, Évora, Matosinhos e também no Brasil, em Curitiba e Porto Alegre.

Durante a pandemia, Vítor Abreu ganhou destaque pela doação de 50 mil euros ao Hospital de Guimarães para apoiar a aquisição de ventiladores, gesto amplamente reconhecido na região.

A Endutex foi fundada em 1970 por José António Magalhães, inicialmente dedicada à impermeabilização de tecidos. Ao longo das décadas, o grupo investiu na verticalização da produção, expandiu-se para Espanha em 1988, inaugurou a primeira fábrica no Brasil em 1998 e, desde então, abriu unidades e filiais em vários países europeus e nos Estados Unidos.

Hoje, a empresa emprega mais de 700 trabalhadores e apresenta um volume de negócios superior a 100 milhões de euros, consolidando-se como uma referência na indústria e na inovação empresarial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here