Prova africana decorre entre 21 de dezembro e 18 de janeiro, em Marrocos, e afasta 18 atletas de clubes portugueses
Quinze clubes portugueses vão perder, temporariamente, 18 jogadores para a Taça das Nações Africanas (CAN) 2025, competição que decorre entre 21 de dezembro e 18 de janeiro, em Marrocos. Entre os emblemas afetados estão SC Braga, Vitória de Guimarães, Gil Vicente e Famalicão, que veem vários atletas chamados às respetivas seleções africanas.
Angola e Moçambique lideram convocações em Portugal
Sem representantes lusófonos como Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola destacam-se como as seleções com mais jogadores provenientes de clubes portugueses, com seis e três atletas, respetivamente, segundo as convocatórias divulgadas até sábado.
Moçambique com forte presença da I Liga
Os “mambas” chamaram o lateral-direito Diogo Calila (Santa Clara), os avançados Geny Catamo (Sporting) e Witi (Nacional), bem como o médio Keyns Abdala (Desportivo de Chaves B). A lista inclui ainda Kimiss Zavala (guarda-redes, Marítimo sub-23) e Chamito (avançado, Académico de Viseu sub-23).
Inserida no Grupo F, Moçambique vai defrontar Gabão, Camarões (pentacampeões africanos) e Costa do Marfim, atual campeã, que conta com Ousmane Diomande (Sporting) e Ghislain Konan (Gil Vicente).
Gil Vicente, Famalicão e Vitória com baixas para Angola
A seleção de Angola contará com o central Jonathan Buatu (Gil Vicente), o lateral esquerdo Pedro Bondo (Famalicão) e o médio Beni Mukendi (Vitória de Guimarães). Os “palancas negras” integram o Grupo B, onde vão medir forças com Egito, Zâmbia e África do Sul.
SC Braga também afetado
O SC Braga ficará sem o central Sikou Niakaté, convocado pelo Mali, seleção que integra o Grupo A, juntamente com Marrocos, Zâmbia e Comores. A formação maliana conta ainda com Amadou Danté (Arouca).
Outros clubes portugueses representados
A Nigéria, tricampeã africana, chamou Zaidu (FC Porto) para disputar o Grupo C, frente a Tunísia, Uganda e Tanzânia.
No Grupo D, o Benim convocou Dokou Dodo (Leixões), que enfrentará Senegal, Botsuana e RD Congo.
O Grupo E é o único sem jogadores de clubes portugueses, apesar de contar com a Guiné Equatorial.
CAN regressa ao Natal e Ano Novo
A CAN 2025 volta a reunir 24 seleções, apurando os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros para os oitavos de final. Pela primeira vez, a prova decorre durante o período de Natal e Ano Novo, devido à realização do novo Mundial de Clubes no verão passado.
Marrocos acolhe a competição pela segunda vez, após 1988, numa edição que não contará com treinadores portugueses e que não terá o Gana, tetracampeão africano.
Por indicação da FIFA, os clubes terão de libertar os jogadores convocados até segunda-feira, numa tentativa de reduzir o impacto competitivo nas equipas e nas seleções.
































