“Álvaro Santos é a pessoa certa para liderar a CCDR-N neste momento”

João Rodrigues

O presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, considera que Álvaro Santos é “a pessoa certa para liderar a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)” no atual contexto, embora admita que a região ficaria “bem servida” com qualquer um dos dois candidatos que disputaram as eleições realizadas na segunda-feira.

Em declarações ao Porto Canal, esta terça-feira, o autarca sublinhou que, apesar de o seu apoio ter recaído sobre o candidato do PSD, Álvaro Santos, vencedor do ato eleitoral com uma vantagem superior a 600 votos face a António Cunha, ambos os candidatos reuniam qualidades reconhecidas.

“A região Norte deve estar satisfeita, porque tanto Álvaro Santos como António Cunha são pessoas reconhecidas pela sua competência e inteligência”, afirmou.

João Rodrigues desvalorizou ainda a polémica em torno do processo de candidatura, lembrando que “o mesmo acordo entre PSD e PS serviu para eleger António Cunha há quatro anos”.

Confirmando o seu voto em Álvaro Santos, o presidente da Câmara de Braga destacou a “capacidade de trabalho acima da média” do novo presidente eleito da CCDR-N, considerando que essa característica faz dele “a pessoa certa para liderar a instituição neste momento”.

O autarca lembrou ainda que Álvaro Santos será acompanhado por cinco vice-presidentes, quatro dos quais nomeados pelo Governo, que deverão tomar posse em breve.

Referindo-se aos desafios do concelho de Braga, João Rodrigues salientou que a cidade “tem crescido muito e sofrido algumas dores de crescimento”, sobretudo ao nível da mobilidade e do ordenamento do território, áreas diretamente ligadas à atuação da CCDR-N.

“O que espero é ter ao meu lado uma espécie de gestor da relação entre a minha autarquia e o Estado central, alguém mais preocupado com aquilo que são as intenções do município do que com as do Estado central”, concluiu.