O socialista Pedro Sousa suspendeu oficialmente, esta segunda-feira, o seu mandato de deputado do Partido Socialista (PS) na Assembleia da República, por um período de seis meses, para se dedicar em exclusivo às funções que atualmente exerce a nível local e associativo.
Eleito pelo círculo eleitoral de Braga nas últimas eleições legislativas, Pedro Sousa é atualmente vereador do PS na Câmara Municipal de Braga e presidente da Associação de Futebol de Braga (AF Braga). Durante o período de suspensão, será substituído no Parlamento por Hernâni Loureiro, natural de Barcelos.
Em declarações à RUM, o também presidente da Comissão Política Concelhia do PS Braga explicou que a decisão resultou de uma reflexão cuidada, motivada pela exigência acrescida das responsabilidades que assumiu recentemente.
“Foi uma decisão ponderada e amplamente discutida com os órgãos do partido. Entendi que, para acompanhar com o nível de exigência primordial estas novas funções, esta era a decisão acertada”, afirmou.
Relativamente à Associação de Futebol de Braga, Pedro Sousa sublinhou que o momento é particularmente exigente, estando em curso a preparação da nova época desportiva, até 30 de junho, um processo que envolve a alteração de regulamentos e dos quadros competitivos.
No que respeita à Câmara Municipal de Braga, o autarca socialista destacou que o atual contexto político representa um “quadro novo” para o PS, mesmo permanecendo na oposição.
“As decisões do PS, ainda que em conjunto com outras forças políticas na oposição, decidem aquilo que acontece no município”, salientou.
A suspensão do mandato parlamentar terá a duração de meio ano, sendo que Pedro Sousa admite que só “mais à frente” tomará uma decisão definitiva quanto ao seu futuro na Assembleia da República.






























