Proteção Civil alerta para “risco de inundações”
Medida preventiva foi tomada pela PSP face à chuva intensa e às descargas das barragens, com alertas de Proteção Civil em vigor nos distritos de Braga e Viana do Castelo
Ponte de Lima registou este domingo uma operação preventiva de remoção de viaturas estacionadas no areal junto ao centro histórico, realizada sob supervisão da PSP, devido à subida do caudal do rio Lima. A medida visa evitar danos materiais e riscos para a população face às previsões meteorológicas adversas.
Vários serviços de Proteção Civil da região têm vindo a alertar, através das redes sociais, para o risco de cheias nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima, Cávado e Ave, incluindo os seus afluentes, não só devido à precipitação persistente e por vezes intensa, mas também às descargas provenientes de barragens na região.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo até às 06:00 de segunda-feira, prevendo chuva forte e persistente. Entre as 00:00 e as 03:00 da madrugada, há ainda aviso laranja devido ao vento, com rajadas que poderão ultrapassar os 100 km/h, aumentando os riscos para zonas expostas.
A Proteção Civil recomenda à população que evite áreas ribeirinhas e locais de risco, assim como que não estacionem veículos em zonas sujeitas a cheias, reforçando a importância da prevenção face a fenómenos meteorológicos extremos.
































