Proteção Civil alerta para risco de cheias em Viana do Castelo e Braga até quinta-feira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta terça-feira para o risco de cheias, inundações urbanas, derrocadas e acidentes costeiros em vários pontos do país, entre hoje e quinta-feira, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.

No Norte, a ANEPC recomenda especial vigilância nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, alertando ainda para a possibilidade de subidas de caudal acima do previsto nos rios de Chaves e Amarante.

Segundo o comunicado, a partir da tarde desta terça-feira é esperada chuva forte e persistente, acompanhada de vento com rajadas até 75 km/h no litoral a sul do Cabo Mondego e até 95 km/h nas serras do Sul. A agitação marítima na costa ocidental poderá atingir ondas até seis metros, com altura máxima de 11 metros.

Está igualmente prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, com acumulações até 25 centímetros acima dos 1.600 metros, bem como nas serras do Norte e Centro.

A ANEPC identifica ainda risco elevado de inundações em vários concelhos dos distritos de Aveiro, Coimbra, Santarém e Setúbal, situação que poderá prolongar-se até quinta-feira.

Entre as medidas preventivas recomendadas estão a limpeza de sistemas de escoamento de águas pluviais, a fixação de estruturas soltas, cuidados acrescidos junto de zonas arborizadas, ribeirinhas e costeiras, bem como uma condução defensiva, evitando atravessar zonas inundadas.

Desde a semana passada, o mau tempo já provocou dez mortes, centenas de feridos e desalojados, além de elevados prejuízos materiais, sobretudo nos distritos de Leiria, Coimbra e Santarém. O Governo decretou situação de calamidade para 68 concelhos até domingo e anunciou um pacote de apoios que pode atingir os 2,5 mil milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here