Fisco alerta para SMS falsa que pede pagamento “para evitar penhora”

Autoridade Tributária avisa que mensagens com links para regularização de dívidas são fraudulentas e não devem ser abertas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta sexta-feira para a circulação de uma mensagem de telemóvel fraudulenta, enviada em nome do fisco, que reclama o pagamento de alegados impostos em atraso “para evitar penhora”.

Num aviso publicado no Portal das Finanças, a AT informa ter conhecimento de que vários contribuintes estão a receber mensagens de texto (SMS) falsas, através das quais os destinatários são induzidos a clicar num link disponibilizado para, alegadamente, regularizar a sua situação tributária.

Mensagem inclui ameaça de penhora

Segundo a Autoridade Tributária, o conteúdo da SMS refere que o contribuinte “tem um pagamento pendente” e que o mesmo deveria ter sido liquidado até ao dia 5 de fevereiro, sob pena de ser desencadeado um processo de penhora.

A mensagem termina com a indicação de que o destinatário pode “consultar os detalhes” através de um link incluído no texto, o qual não pertence a qualquer serviço oficial da AT.

AT pede que não clique nem responda

A Autoridade Tributária sublinha que não envia SMS com links para pagamento, regularização de dívidas ou atualização de dados pessoais, apelando aos contribuintes para que não cliquem nos endereços fornecidos, não respondam às mensagens e procedam à sua eliminação imediata.

A AT recomenda ainda que qualquer dúvida relativa à situação tributária seja esclarecida exclusivamente através dos canais oficiais, nomeadamente o Portal das Finanças ou os serviços de atendimento da Autoridade Tributária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here