Empresa de Braga fiscaliza obra do Nó de Infias por quase meio milhão de euros

Tabique Engenharia, Lda foi contratada para assegurar a fiscalização da reformulação do Nó de Infias, na EN101, numa empreitada adjudicada por 418.900 euros pela Infraestruturas de Portugal (IP).

De acordo com o portal Basegov, o contrato de aquisição de serviços foi celebrado em 03 de fevereiro de 2026, na sequência de um concurso público, atribuindo à Tabique Engenharia, Lda. a responsabilidade pela fiscalização, controlo de qualidade, ambiente e coordenação de segurança e saúde da obra “EN101 – Nó de Infias (Braga) – Reformulação”.

O prazo de execução do contrato é de 720 dias, iniciando-se 30 dias antes da consignação da empreitada principal, abrangendo o acompanhamento integral da obra no concelho de Braga.

A intervenção no Nó de Infias visa a requalificação e beneficiação de um dos principais acessos rodoviários à cidade, com o objetivo de melhorar as condições de circulação e segurança, aumentar a capacidade de escoamento do tráfego e reforçar as ligações da EN101 à Avenida António Macedo e às principais vias de saída de Braga.

Segundo o Caderno de Encargos, os principais trabalhos previstos incluem a criação de novos ramos diretos de ligação entre a EN101 e a EN14, a reformulação de acessos existentes, a reorganização dos movimentos provenientes do centro da cidade e a melhoria dos percursos pedonais ao longo do eixo Sul–Norte.

A empreitada contempla ainda operações de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, segurança rodoviária e a execução de obras de arte especiais, prevendo-se que os trabalhos decorram em períodos diurnos e noturnos, de segunda-feira a sábado.

As intervenções que impliquem condicionamentos ou cortes de tráfego deverão realizar-se preferencialmente em horário noturno, podendo também ocorrer ao fim de semana, mediante autorização da Infraestruturas de Portugal e da Câmara Municipal de Braga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here