Beatriz Henriques venceu em Portugal o “Juvenes Translatores”, que reuniu 3.000 estudantes de 716 escolas europeias
Beatriz Henriques, aluna da Escola Secundária de Maximinos, em Braga, venceu em Portugal o concurso europeu “Juvenes Translatores”, promovido pela Comissão Europeia, foi hoje divulgado.
A estudante, de 17 anos e natural de Braga, destacou-se entre cerca de 3.000 participantes de 716 escolas de toda a Europa. O concurso premeia jovens talentos na área da tradução e pretende incentivar o interesse pelas línguas e pela diversidade linguística na União Europeia.
Para a professora Carla Machado, o prémio tem um significado especial. “Por todas as escolas por onde tenho passado, levo comigo a vontade de criar projetos que façam os alunos sonhar mais alto, abrir horizontes e sentir que fazem parte de algo maior, especialmente quando falamos da União Europeia”, afirmou.
“Ganhar o ‘Juvenes Translatores’ pela segunda vez é incrível. Mais do que um prémio, é a confirmação de que vale mesmo a pena acreditar nos alunos, apostar nos seus talentos e continuar a abrir-lhes portas para a Europa e para o mundo”, acrescentou a docente, referindo-se ao facto de já ter acompanhado anteriormente outro vencedor.
O diretor da escola, Paulo Antunes, sublinhou que acredita “profundamente numa escola que não se limita às suas paredes, mas que se projeta para o futuro, para a Europa e para o mundo”.
“A minha ambição sempre foi levar esta escola mais longe, criando oportunidades reais para que os nossos alunos cresçam, sonhem e descubram até onde podem ir. Este caminho só é possível graças ao extraordinário trabalho do nosso pessoal docente e não docente e ao empenho dos nossos alunos, que aceitam desafios e se superam”, afirmou, citado em comunicado.
A cerimónia de entrega dos prémios aos 26 vencedores dos vários países europeus terá lugar em Bruxelas, na Bélgica, no dia 27 de março.
































