Aluna de Braga ganha concurso da Comissão Europeia

Beatriz Henriques venceu em Portugal o “Juvenes Translatores”, que reuniu 3.000 estudantes de 716 escolas europeias

Beatriz Henriques, aluna da Escola Secundária de Maximinos, em Braga, venceu em Portugal o concurso europeu “Juvenes Translatores”, promovido pela Comissão Europeia, foi hoje divulgado.

A estudante, de 17 anos e natural de Braga, destacou-se entre cerca de 3.000 participantes de 716 escolas de toda a Europa. O concurso premeia jovens talentos na área da tradução e pretende incentivar o interesse pelas línguas e pela diversidade linguística na União Europeia.

Para a professora Carla Machado, o prémio tem um significado especial. “Por todas as escolas por onde tenho passado, levo comigo a vontade de criar projetos que façam os alunos sonhar mais alto, abrir horizontes e sentir que fazem parte de algo maior, especialmente quando falamos da União Europeia”, afirmou.

“Ganhar o ‘Juvenes Translatores’ pela segunda vez é incrível. Mais do que um prémio, é a confirmação de que vale mesmo a pena acreditar nos alunos, apostar nos seus talentos e continuar a abrir-lhes portas para a Europa e para o mundo”, acrescentou a docente, referindo-se ao facto de já ter acompanhado anteriormente outro vencedor.

O diretor da escola, Paulo Antunes, sublinhou que acredita “profundamente numa escola que não se limita às suas paredes, mas que se projeta para o futuro, para a Europa e para o mundo”.

“A minha ambição sempre foi levar esta escola mais longe, criando oportunidades reais para que os nossos alunos cresçam, sonhem e descubram até onde podem ir. Este caminho só é possível graças ao extraordinário trabalho do nosso pessoal docente e não docente e ao empenho dos nossos alunos, que aceitam desafios e se superam”, afirmou, citado em comunicado.

A cerimónia de entrega dos prémios aos 26 vencedores dos vários países europeus terá lugar em Bruxelas, na Bélgica, no dia 27 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here