Calor dá tréguas: temperaturas descem no Minho já a partir desta terça-feira

Braga e Viana do Castelo vão registar uma descida significativa das máximas durante os próximos dias, segundo o IPMA

Depois de um fim de semana marcado por temperaturas elevadas e ambiente de verão, o Minho prepara-se para um período de tempo mais fresco. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para uma descida generalizada das temperaturas máximas nos distritos de Braga e Viana do Castelo a partir desta terça-feira.

A mudança será particularmente sentida em Braga, onde os termómetros chegaram aos 30 graus durante o fim de semana e registaram 29 graus esta segunda-feira. Já amanhã, a temperatura máxima deverá descer para os 24 graus, representando uma redução de cerca de cinco graus em apenas 24 horas.

Noites mais frescas ao longo da semana

Além da descida das temperaturas durante o dia, também as mínimas deverão sofrer uma redução gradual ao longo da semana.

Em Braga, os valores mínimos deverão passar dos 13 graus registados esta segunda-feira para apenas 9 graus na sexta-feira, proporcionando noites e madrugadas significativamente mais frescas.

A descida das temperaturas será acompanhada por um aumento da sensação de conforto térmico, após vários dias marcados pelo calor intenso em grande parte da região.

Viana do Castelo também regista descida das máximas

No distrito de Viana do Castelo, a tendência será semelhante, embora com valores menos elevados.

As previsões indicam uma redução das temperaturas máximas dos atuais 23 graus para cerca de 19 graus até quinta-feira, refletindo a influência de uma massa de ar mais fresca sobre o litoral minhoto.

Possibilidade de aguaceiros fracos

O IPMA prevê ainda a ocorrência de aguaceiros fracos em algumas localidades da região durante a próxima quinta-feira.

Apesar dessa possibilidade, não são esperados fenómenos meteorológicos significativos, devendo prevalecer um cenário de instabilidade ligeira e temporária.

Novo aumento do calor já na próxima semana

A descida das temperaturas deverá ser apenas passageira. As projeções meteorológicas apontam para um regresso gradual do tempo quente durante o fim de semana, com uma subida mais acentuada prevista para o início da próxima semana.

Segundo as previsões atuais do IPMA, Braga poderá voltar a ultrapassar a barreira dos 30 graus a partir de segunda-feira, regressando a um cenário tipicamente estival.

Depois de alguns dias de maior frescura, tudo indica que o verão voltará rapidamente a fazer-se sentir no Minho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here